Destaques

0 Livros de Ken Follett

1 - Os Pilares da Terra (Volume 1 + Volume 2)
Sinopse:
«Do mesmo autor do thriller "A Ameaça", chega-nos o primeiro volume de um arrebatador romance histórico que se revelou ser uma obra-prima aclamada pela comunidade de leitores de vários países que num verdadeiro fenómeno de passa-palavra a catapultaram para a ribalta. Originalmente publicado em 1989, veio para o nosso país em 1995, publicado por outra editora portuguesa, recuperando-o agora a Presença para dar continuidade às obras de Ken Follett. O seu estilo inconfundível de mestre do suspense denota-se no desenrolar desta história épica, tecida por intrigas, aventura e luta política. A trama centra-se no século XII, em Inglaterra, onde um pedreiro persegue o sonho de edificar uma catedral gótica, digna de tocar os céus. Em redor desta ambição soberba, o leitor vai acompanhando um quadro composto por várias personagens, colorido e rico em acção e descrição de um período da Idade Média a que não faltou emotividade, poder, vingança e traição. Conheça o trabalho de um autêntico mestre da palavra naquela que é considerada a sua obra de eleição.»

Editor: Editorial Presença (2007)
Livro 2Páginas: Livro 1 (498); Livro 2 (596)
Título Original: The Pillars of the Earth (1989)
Cotação: 3!




A Minha Opinião:
Gostei imenso de algumas componentes deste livro...de outras nem por isso. No final, contudo, não se aproxima da grandiosidade que lhe havia atribuído nas minhas expectativas.
Toda a história gira em torno da construção de uma catedral, o que pode não parecer muito mas Follett adicionou à história central diversas histórias e dramas periféricos que tocam umas nas outras, acabando por se relacionar e complementar.
Principalmente no início, a narrativa segue de forma muito lenta, com passagens demasiado detalhadas que se tornam aborrecidas. Mas dada a complexidade do enredo e a forma como Follett vai desenvolvendo as suas personagens, deixando que cresçam e se entranhem lentamente no leitor, acaba por justificar, em parte, este ritmo arrastado. Não fosse assim e julgo que todo o livro se tornaria uma imensa confusão, especialmente no que toca à identificação as diversas personagens e dos seus papéis na trama. Até porque a narrativa cobre um longo período de tempo. 
Follet inseriu alguns episódios violentos, de leitura menos agradável. Mas, e devido ao período histórico em que se desenvolvem os acontecimentos, penso que acaba por adensar a história e conferir-lhe algum realismo. 
O que acabou por me desiludir neste livro foi a falta de desenvolvimento e caracterização do período histórico. Não sei se por falta de pesquisa ou se por opção pessoal do autor, sente-se falta de uma descrição mais pormenorizada dos elementos históricos e de uma contextualização mais forte....Como ficção histórica, «Os Pilares da Terra» deixa muito a desejar...
A história é, de facto, muito boa, mas não sei se Follett esteve à altura de a contar como ela merecia...ou como era esperado que ele o fizesse.

2 - A Ameaça

Sinopse:
«Unanimemente considerado um dos mestres actuais do policial, Ken Follett tem a capacidade única de, a cada novo romance, reinventar o próprio thriller. Em A Ameaça, um poderoso agente antiviral desaparece misteriosamente das instalações da Oxenford Medical, uma empresa farmacêutica que está a desenvolver um antivírus para uma das mais perigosas variedades do Ébola. Quem o poderá ter roubado? E com que obscuras intenções? Toni Gallo, responsável pela segurança da empresa, está profundamente consciente da terrível ameaça que o seu desaparecimento pode significar. Mas o que Toni, Stanley Oxenford, o director da empresa, e a própria polícia vão encontrar pela frente é um pesadelo capaz de ultrapassar os seus piores receios… Traições, violência, heroísmo e paixão num thriller absolutamente brilhante.»
AutorKen Follett
EditorEditorial Presença (2007)
Páginas: 349
Título Original: Whiteout (2004)

3 - O Homem de Sampetersburgo 

Sinopse:
«1914: a Alemanha prepara-se para a guerra e os aliados constroem as suas defesas. Ambos os lados precisam da Rússia. O Duque de Walden e Winston Churchill planeiam, em total segredo, uma aliança russa mas um homem infiltra-se em Inglaterra com a intenção de deixar a sua marca na História e deixar o país a seus pés…»

AutorKen Follett
Editor: Bertrand (2009)
Páginas: 350
Título Original: The Man from St. Petersburg (1981)


4 - Voo Final

Sinopse
«Do autor de Os Pilares da Terra e Um Mundo sem Fim, um livro com um enredo complexo que leva o leitor pelos meandros do thriller onde o suspense é uma constante.
Em Junho de 1941 a Dinamarca encontra-se sob a ocupação de Hitler, enquanto a Grã-Bretanha é a única potência europeia em condições de fazer frente ao avanço dos nazis. Mas os aviões que partem em missões de bombardeamento são sistematicamente abatidos pelos esquadrões germânicos, como se de algum modo estes conhecessem os planos de ataque da RAF. Uma agente do MI6 é destacada para investigar o que está a beneficiar os alemães, numa missão secreta à Dinamarca... Ao mesmo tempo, na pequena ilha de Sande, o jovem Harald, encontra numa base secreta dos alemães algo cuja descoberta pode ser vital para mudar o curso dos acontecimentos... Um thriller empolgante e complexo, baseado num caso verídico, pela mão do grande mestre da arte de contar que é o mundialmente famoso Ken Follett.»

AutorKen Follett
Editor Editorial Presença (2009)
Título Original: Hornet Flight (2002)

5 - O Vale dos Cinco Leões

Sinopse:
«Jane, uma inglesa corajosa e sensual, é apanhada num triângulo amoroso mortífero, entre os espiões rivais Ellis e Jean-Pierre. Amor, ódio e engano levam-nos de conspirações terroristas em Paris à guerra e aos guerrilheiros no Afeganistão.»
AutorKen Follett
EditorBertrand (2010)
Páginas: 392
Título Original: Lie Down With Lions (1985)


6 - A Queda dos Gigantes (O Século #1)

Sinopse:
«Em A Queda dos Gigantes, o primeiro volume da trilogia "O Século", as vidas de 5 famílias - americana, alemã, russa, inglesa e escocesa - cruzam-se durante o período tumultuoso da Primeira Grande Guerra, da Revolução Russa e do Movimento Sufragista. Neste primeiro volume, que começa em 1911 e termina em 1925, travamos conhecimento com as cinco famílias que nas suas sucessivas gerações virão a ser as grandes protagonistas desta trilogia. Os membros destas famílias não esgotam porém a vasta galeria de personagens, incluindo mesmo figuras reais como Winston Churchill, Lenine e Trotsky, o general Joffreou ou Artur Zimmermann, e irão entretecer uma complexidade de relações entre paixões contrariadas, rivalidades e intrigas, jogos de poder, traições, no agitado quadro da Primeira Grande Guerra, da Revolução Russa e do movimento sufragista feminino. 
Um extraordinário fresco, excepcional no rigor da investigação e brilhante na reconstrução dos tempos e das mentalidades da época.»

AutorKen Follett
EditorBertrand (2010)
Páginas: 930
Título Original: Lie Down With Lions (2010)

7 - O Inverno do Mundo (O Século #2)


Depois do extraordinário êxito de repercussão internacional alcançado pelo primeiro livro desta trilogia, «A Queda dos Gigantes», retomamos a história no ponto onde a deixámos. A segunda geração das cinco famílias cujas vidas acompanhámos no primeiro volume assume pouco a pouco o protagonismo, a par de figuras históricas e no contexto das situações reais, desde a ascensão do Terceiro Reich, através da Guerra Civil de Espanha, durante a luta feroz entre os Aliados e as potências do Eixo, o Holocausto, o começo da era atómica inaugurada em Hiroxima e Nagasáqui, até ao início da Guerra Fria. Como no volume anterior, a totalidade do quadro é-nos oferecido como um vasto fresco que evolui a um ritmo de complexidade sempre crescente.

AutorKen Follett
EditorEditorial Presença (Setembro, 2012)
Páginas: 832
Original: Winter of the World (2012)

8 - A Chave para Rebecca

Sinopse:
«Norte de África, Verão de 1942. Rommel parece imbatível: as suas armas secretas são Alex Wolff, espião exímio , e um código fatal enterrado nas páginas do romance de Daphne de Maurier, Rebecca. Wolf cruza o Sara escaldante e entra no Cairo para roubar os planos militares britânicos. O major Vandam, no seu encalço, encarrega a encantadora Elene de o seduzir. À medida que as tropas de Rommel se aproximam da vitória, a perseguição desenrola-se no deserto até chegar a um confronto impressionante e explosivo.»

AutorKen Follett
EditorBertrand (2010)
Páginas: 396
Título Original: The Key to Rebecca (1980)


9 - Nome de Código Leopardo

Sinopse:
«Cinquenta mulheres foram enviadas para França como agentes secretas pelo executivo de operações especiais durante a Segunda Guerra Mundial. Trinta e seis sobreviveram à guerra. As outras catorze deram as suas vidas. 
Maio de 1944, duas semanas antes do Dia D: a Resistência francesa empreendeu um ataque falhado a um castelo que alberga uma central telefónica alemã, vital para os movimentos das suas tropas. Impõem-se medidas drásticas e Flick Clairet, uma jovem agente britânica, surge com um plano ousado: lançar-se de pára-quedas, em França, acompanhada por uma equipa exclusivamente feminina (Jackdaws) com o objectivo de disfarçarem-se de empregadas de limpeza francesas e... entrarem no castelo. 
Delirante ou não, o plano parece ser a única alternativa. O certo é que Rommel nomeou o implacável coronel Dieter Franck para esmagar a resistência francesa. E ele já tem o seu primeiro alvo: Flick Clatret…»

AutorKen Follett
EditorBertrand (2010)
Páginas: 490
Título Original: Jackdaws (1996)

10 - O Terceiro Gémeo

Sinopse:
«A cientista Jeannie Ferrami, especialista em gémeos e nos componentes genéticos da agressão, faz uma descoberta espantosa. Recorrendo a um banco de dados do FBI, descobre dois homens que parecem ser gémeos verdadeiros: Steve, estudante de direito, e Dennis, assassino condenado. No entanto, nasceram em dias diferentes, de mães distintas, em hospitais separados por centenas de quilómetros. 
Que segredo terá ela desvendado? Poderá confiar no seu chefe e mentor, ou terá de pôr a sua vida nas mãos de Steve Logan, o gémeo por quem se apaixona, apesar de ele estar envolto em intriga e suspeita? Uma coisa é certa: não há nada que faça certas pessoas deixar de conspirar na sombra…»

AutorKen Follett
EditorBertrand (2011)
Páginas: 520
Título Original: The Third Twin (1996)

11 - Noite Sobre As Águas

Sinopse:
«Em 1939, com a guerra a acabar de ser declarada, um grupo de pessoas privilegiadas embarca no mais luxuoso avião de sempre, o Pan American Clipper, com destino a Nova Iorque: um aristocrata britânico, um cientista alemão, um assassino e a sua escolta, uma jovem em fuga do marido e um ladrão encantador, mas sem escrúpulos. Durante trinta horas, não há escapatória possível desse palácio voador. Sobre o Atlântico, a tensão vai crescendo até finalmente explodir num clímax dramático e perigoso.»

AutorKen Follett
EditorBertrand (2011)
Páginas: 528
Título Original: Night Over Water (1991)

12 - Contagem Decrescente

Sinopse:
«1958: A Guerra Fria está no auge, os Soviéticos ultrapassam os Americanos nos primeiros passos da corrida para a conquista do espaço. Claude Lucas acorda, uma manhã, na Union State de Washington. Vestido com roupas de vagabundo, está afectado por uma amnésia que o impede de se recordar, entre outras coisas, do seu estatuto profissional. Acontece que ele é uma personagem central do próximo lançamento do Explorer I, um foguetão do exército dos EUA. Anthony Carroll, agente da CIA e velho amigo de Lucas, anda a seguir o caso. E convém-lhe que a amnésia não passe tão depressa… 
Com o seu habitual sentido de suspense, Ken Follett regressa às atribulações do thriller político.Contagem Decrescente, um livro emocionante que vai surpreender os próprios fãs do autor, é um bestseller internacional.»
AutorKen Follett
Editor: Casa das Letras (2011)
Páginas: 484
Título Original: Code to Zero (2000)

13 - O Preço do Dinheiro

Sinopse:
«Um político acorda com uma bela mulher ao seu lado; um criminoso faz uma reunião com a sua equipa; um magnata toma o pequeno-almoço com um alto funcionário bancário. E depois três histórias nascem: uma tentativa de suicídio, um sequestro e uma oferta pública de aquisição. Parecem ações isoladas, sem relação umas com as outras, até que certo jornalista do Evening Post começa a fazer perguntas e a desvendar uma conspiração bem mais ampla que envolve todos estes elementos. Um dos mais aclamados livros de Ken Follet, cuja narrativa se desenrola ao longo de um dia num jornal vespertino de Londres e põe a nu com mestria as interligações entre o crime, a alta finança e o jornalismo.»

AutorKen Follett
EditorBertrand (2012)
Páginas: 253
Título Original: Paper Money (1977)

13 - O Estilete Assassino


Sinopse:
Um agente secreto de Hitler, um assassino frio e profissional com o nome de código «Agulha», vê-se envolvido na manobra de diversão dos aliados que antecede o desembarque militar em França. Estamos em 1944, a semanas do Dia D.
O Estilete Assassino é um arrebatador bestseller internacional em que o destino da guerra assenta nas mãos de um espião, do seu adversário e de uma mulher corajosa.

Autor: Ken Follett
Editor: Bertrand Editora (Janeiro 2013)
Género: Thriller
Páginas: 384
Original: Eye of the Needle


14 - Triplo

Sinopse:
No ano de 1968, Israel esteve por detrás do desaparecimento de 200 toneladas de urânio, material destinado a dotar o Egito da bomba atómica com a ajuda da União Soviética. Contudo nunca se conseguiu determinar como é que um carregamento daquele minério, suficiente para produzir 30 armas nucleares, desapareceu no mar alto sem deixar provas que comprometessem Israel. 
Follett pegou nesta enigmática ocorrência e criou a partir dela um thriller único, onde um suspense de alta voltagem se combina com factos históricos.

Autor: Ken Follett
Editor: Bertrand Editora (9/Abril/2013)
Género: Thriller
Páginas: 392
Original: Triple (1979)

15 - O Voo das Águias

Sinopse:
   O Voo das Águias é um thriller soberbo, baseado numa história verídica que se passou no contexto da revolução iraniana liderada por Khomeini para derrubar o regime ditatorial do Xá Reza Pahlevi. 
   Em dezembro de 1978, dois executivos da sucursal iraniana da EDS são detidos numa prisão de alta-segurança de Teerão. Quando Ross Perot, o fundador e presidente da empresa em Dallas, sabe do que se passa, decide salvar as vidas dos seus dois colaboradores a qualquer custo. 
   Uma missão heróica, extremamente delicada e perigosa, e o desenlace, imprevisível. Uma história extraordinária onde a aventura, o suspense e o desespero são absolutamente reais.

Autor: Ken Follett
Editor: Bertrand Editora (Setembro, 2013)
Género: Thriller
Páginas: 488
Original: On Wings of Eagles
COMPRAR

16 - O Escândalo Modigliani

Sinopse:
  O Escândalo Modigliani foi publicado pela primeira vez em 1976.
  É um policial com um ritmo trepidante e um enredo surpreendente, mas é também uma sátira ao universo dos marchands, das galerias e do mercado de arte.
  Quando Dee Sleign, uma jovem formada em História de Arte a passar o verão em Paris, se depara com a pista de um Modigliani desconhecido que o pintor terá oferecido a um amigo, comunica a sua descoberta ao tio, Charles Lampeth, dono de uma conceituada galeria de arte em Londres e que de imediato contrata um detetive para descobrir o quadro.
  Dee parte então para Itália atrás das pistas que tem, desconhecendo que uma série de outras pessoas vão no seu encalce, na esperança de encontrarem o quadro antes dela. Fraudes, vinganças, traições, tudo tem lugar nesta aventurosa corrida contra o tempo pela posse da obra-prima perdida de Modigliani.


Editor: Editorial Presença (Março, 2014)
Género: Policial
Páginas: 224
Original: The Modigliani Scandal (1976) [Goodreads] [WOOK]
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário