Destaques

0 A Autora: Shan Sa

Shan Sa - Biografia,

Shan Sa, poetisa, calígrafa e romancista, Shan Sa nasceu em Pequim em 1972, no interior de uma China destruída pela Revolução Cultural. Com oito anos apenas, publicou alguns poemas no jornal O Diário do Povo, passando a ser a mais jovem poetisa do seu país. Em 1990, aos 17 anos, trocou a cidade natal por Paris e o chinês pela língua francesa, tornando-se, dez anos mais tarde, numa autora de língua francesa reconhecida pela crítica e estimada pelo público que esgota sucessivas edições das suas obras. 
Como romancista, escreveu A Porta da Paz Celeste (Prémio Goncourt para o Primeiro Romance), A Jogadora de Go e Imperatriz, todos já editados pela Casa das Letras (antiga Editorial Notícias). As Quatro Vidas do Salgueiro recebeu o prémio Cazes. Publicou, ainda, um livro de poemas, Le Vent Vif et le Glaive Rapide, e o álbum Le Miroir du Calligraphe.


* A Jogadora de Go *

Sinopse: 
«1931: o último Imperador da China reina sobre a Manchúria, mas sem poder, é o exército japonês que põe e dispõe. A aristocracia, tentando esquecer o desaire, entrega-se a uma vida de ócio e futilidades. Ao mesmo tempo, na Praça dos Mil Ventos, uma estudante de 16 anos joga ao Go. Nas suas mãos, os peões são os símbolos de um destino que ela ainda não conhece e que lhe vai aparecer através de um oficial japonês, jovem, obstinado, devotado à utopia imperialista.»

Editora: Notícias (2005)
N.º de Páginas: 300

* A Porta da Paz Celeste *

Editora: Notícias (2004)
N.º de Páginas: 128
 Apenas 8,06€!




* As Quatro Vidas do Salgueiro *

Sinopse:

«Uma grande história de amor, uma travessia da China eterna, onde se cruzam fantasmas e guerreiros, as mulheres caminham com os pés enfaixados e os homens caçam com falcões.
Na China, o salgueiro-chorão simboliza a morte e o renascimento. Será que um ramo de salgueiro se pode transformar numa mulher condenada a perseguir o amor ao longo dos séculos?
Além de contar a epopeia destas «almas errantes» em quatro períodos, correspondentes a outras tantas (e diferentes) Chinas – do bulício dos sonhos e poeira de Pequim, aos silêncios da Cidade Proibida, da era das cortesãs vestidas de seda à Revolução Cultural, das estepes cavalgadas pelos tártaros aos arrozais regados com o sangue dos Guardas Vermelhos –, Shan Sa põe em cena a paixão: dois seres que se procuram e se perdem. Tudo os separa, todas as tragédias de um povo antigo se interpõem entre ambos. No meio do tumulto, só mesmo um milagre os poderia unir...
As Quatro Vidas do Salgueiro são uma história de amor que percorre os labirintos da memória chinesa, desde a dinastia Ming aos últimos sobressaltos do Império Chinês.
Uma bela fábula com o sabor do chá amargo.»

Editora: Casa das Letras (2005)
N.º de Páginas: 168
 Apenas 12,61€!

Nenhum comentário:

Postar um comentário