Destaques

1 O Mago: Aprendiz - Mestre

O Mago - Aprendiz 

«Na fronteira do Reino das Ilhas, existe uma cidade tranquila chamada Crydee. Nessa cidade, vive um rapaz órfão de nome Pug. Trabalhando nas lides do castelo que o acolheu, ele sonha com o dia em que se tornará um guerreiro valoroso ao serviço do rei. Mas o destino troca-lhe as voltas e o franzino Pug acaba por tornar-se aprendiz do misterioso Mago Kulgan. Nesse dia, o destino de dois mundos altera-se para todo o sempre. Subitamente a paz do reino é esmagada, sem piedade, por misteriosas criaturas que devastam cidade após cidade. Quando o mundo parece desabar a seus pés, Pug percebe que apenas ele poderá mudar o rumo dos acontecimentos, penetrar as barreiras do espaço e do tempo, e dominar os poderes de uma nova e estranha magia… Esta é uma viagem por reinos distantes e ilhas misteriosas, onde irá conhecer povos e culturas exóticas, aprender a amar e descobrir o verdadeiro valor da amizade. Mas, no seu caminho, terá de enfrentar tenebrosos perigos e derrotar os inimigos mais cruéis.»
Autor: Raymond E. Feist Editora: Saída de Emergência (Janeiro, 2015)*
Páginas: 461

Original: The Magician (1982)
* Reedição
O Mago - Mestre




«A paz é já uma memória esbatida para os povos de Midkemia. A guerra continua, mas Pug e Tomas seguem rumos diferentes. Tomas herda um legado de grande poder oriundo de uma civilização antiga. Mas uma luta interna leva-o a duvidar sobre qual deverá ser o seu destino. Por outro lado Pug, após ter sido capturado, é levado para as exóticas terras de Kelewan e irá aprender a dominar a dualidade do seu enorme poder. Pug é agora Milamber. E terá que enfrentar um inimigo mais antigo do que o próprio tempo. Entretanto, o Reino estremece com a ascensão de Guy de Bas-Tyra e tem início uma nova disputa pelo trono.»



Editora: Saída de Emergência (mAIO, 2015)*

Cotação:
Título Original: The Magician (1982)
*Reedição


A minha opinião ...

Uma vez que em Portugal o livro foi publicado em dois volumes (Aprendiz e Mestre) e o primeiro volume não tem realmente um fim, deixando tudo em suspenso, não faz sentido avaliá-los individualmente.
O Aprendiz revelou-se bastante interessante na primeira fase do livro, até cerca de metade do mesmo, a partir de onde se perde todo o entusiasmo preambular. Este livro começa com o desenvolvimento da história de quem começa por parecer a personagem principal da trama: Pug. Contudo, após esta porção inicial em que o leitor já se encontra embebido pela história de Pug, visto que o segue desde a sua infância e o acompanha no desenvolvimento das suas capacidades mágicas, do seu primeiro amor e no desenrolar de amizades…Pug basicamente desaparece do livro e o que começou por parecer uma bela história sobre amor, guerra e a passagem à vida adulta neste mundo de fantasia…desaba numa amálgama caótica.
Assim, a história deixa de se ficar em Pug e passa a alternar entre diversas personagens, impedindo que o leitor crie empatia/ligação com qualquer delas.
Em algumas partes da história esta arrasta-se muito lentamente ao passo que em outras partes, de um capítulo para o seguinte, passam-se vários anos de uma assentada sem nenhum tipo de transição entre os mesmos. Por outro lado: valha-nos isso! Porque o nível de complexidade da história exige um paço rápido na sua descrição para aligeirar o tom da narrativa.
Apesar dos diversos esteriótipos já tão comuns do fantástico (elfos, anões, dragões, feiticeiros…) é de louvar a capacidade imaginativa de Raymond E. Feist e a forma como tenta simplificar algumas passagens de delineação mais complexa. Embora, apenas no segundo volume alguns dos conceitos comecem finalmente a fazer sentido, pelo que no final do 1º volume o leitor anda basicamente à deriva. 


Um comentário:

  1. Concordo em partes, mas o livro faz com que nos prendamos na leitura, visando que no livro 2, temos todas as explicações e como foi a vida do 'GRANDE' Pug,
    O livro 3 espinho de prata, ele deixa um pouco de lado o personagem pug para incluir jimmy e arutha em grandes aventuras, vale bastante a leitura

    ResponderExcluir