Destaques

0 Diário da Coreia do Norte | Opinião


Wook.pt - Diário da Coreia do Norte«A nossa forma de vida baseia-se na liberdade de expressão — digo à minha guia. — As pessoas podem ser tão desagradáveis quanto lhes apeteça acerca dos seus líderes. No meu país, podemos criticá-los se fizerem algo errado e, como quaisquer seres humanos, eles cometem frequentemente erros.
So Hyang responde sem hesitar.
— É isso que nos torna tão diferentes. Os nossos líderes são muito grandes. Não são indivíduos. Representam as massas, por isso, não podemos criticar-nos a nós mesmos, não é?».
Em Maio de 2018, Michael Palin, ex Monty Python, hoje um intrépido viajante, decidiu visitar a Coreia do Norte. Partiu com a equipa de filmagens para nos revelar como se vive no país mais fechado do mundo.
Neste livro partilha com o leitor talvez a mais ousada e peculiar das suas viagens.

Autor: Michael Palin  
Editor: Bizâncio (Novembro 2019)
Género: Literatura de Viagem
Páginas: 208
Original: North Korea Journal (2019) 

opinião
★★☆☆☆
A imagem pode conter: uma ou mais pessoasEste é mais um daqueles livros que compro online assim que vejo o pré-lançamento quando claramente devia ter esperado para vê-lo «ao vivo» na loja e ter a oportunidade de o desfolhar antes de comprar. Se o tivesse feito, certamente não o teria comprado…

Fiquei bastante desiludida com Diário da Coreia do Norte uma vez que não traz nada de novo: não há nenhuma revelação, não responde a qualquer questão. Este livro não é, de todo, o motivo pelo qual compramos um livro sobre a Coreia do Norte e com certeza o seu autor saberá disso. A prosa é demasiado leve tendo em conta o que sabemos esconder-se por detrás de toda a fachada do regime e o esforço da equipa para não «ofender» ninguém nem transgredir qualquer regra roubou o livro do seu potencial conteúdo.

Assim, para mim este livro equivale a ter uma enorme oportunidade em mãos… e não fazer nada com ela!





Nenhum comentário:

Postar um comentário