Destaques

0 Trilogia Millennium | Opinião


Os Homens que Odeiam as Mulheres

Millennium #1
Wook.pt - Os Homens Que Odeiam as MulheresO jornalista de economia Mikael Blomkvist precisa de uma pausa. Acabou de ser julgado por difamação ao financeiro Hans-Erik Wennerstrom e condenado a três meses de prisão. Decide afastar-se temporariamente das suas funções na revista Millennium. Na mesma altura, é encarregado de uma missão invulgar. Henrik Vanger, em tempos um dos mais importantes industriais da Suécia, quer que Mikael Blomkvist escreva a história da família Vanger. Mas é óbvio que a história da família é apenas uma capa para a verdadeira missão de Blomkvist: descobrir o que aconteceu à sobrinha-neta de Vanger, que desapareceu sem deixar rasto há quase quarenta anos. Algo que Henrik Vanger nunca pôde esquecer. Blomkvist aceita a missão com relutância e recorre à ajuda da jovem Lisbeth Salander. Uma rapariga complicada, com tatuagens e piercings, mas também uma hacker de excepção. Juntos, Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander mergulham no passado profundo da família Vanger e encontram uma história mais sombria e sangrenta do que jamais poderiam imaginar.

Autor: Stieg Larsson
Editor: BIS
Género: Policial/Thriller
Páginas: 576
Original: Män som hatar kvinnor (2005) 
 Barry Award for Mystery/Crime Novel Of The Decade (2010), 
Macavity Award for Best First Mystery Novel (2009), 
Anthony Award for Best First Novel (2009), Glass Key Award (2006), 
CWA International Dagger Nominee (2008) 
Galaxy British Book Awards for Crime Thriller of the Year (2009), 
Exclusive Books Boeke Prize (2008), 
Strand Critics Award Nominee for Best First Novel (2008)

opinião
★★★★☆
A imagem pode conter: 1 pessoa, chávena de café
Tenho os livros da trilogia Millennium há imenso tempo por ler, não porque tivesse dúvidas se ia gostar mas porque desconfiava que, quando começasse, ia querer lê-los todos de seguida... e foi o que aconteceu.

Fiquei completamente absorta na história deste primeiro livro e, embora não seja dos livros mais fáceis de se ler devido ao número e complexidade dos temas abordados, é excelente para nos entreter.

Apesar do seu volume, nao achei que o livro tivesse conteúdo desnecessário só para encher páginas. Os temas são variados e interessantes, sem nos passar ao lado o tom de crítica do autor, e no final tudo acaba por encaixar no sítio certo.

Aqui, fiquei a conhecer das personagens mais excêntricas que encontrei um livro do género, mas que, mesmo assim, não deixam de ser credíveis... e Lisbeth Salander é personagem para não esquecermos tão depressa!


A Rapariga Que Sonhava com Uma Lata de Gasolina e Um Fósforo

Millennium #2
Wook.pt - A Rapariga Que Sonhava com Uma Lata de Gasolina e Um FósforoDepois de uma longa estada no estrangeiro, Lisbeth Salander regressa à Suécia e instala-se luxuosamente numa zona nobre da cidade. Mikael Blomkvist, que tentara contactá-la durante meses, sem sucesso, desiste e concentra-se no trabalho. À Millennium chega material para uma notícia explosiva: o jornalista Dag Svensson e a sua companheira Mia Johansson entregam na editora dois documentos que provam o envolvimento de personalidades importantes numa rede de tráfico de mulheres para exploração sexual. Quando Dog e Mia são brutalmente assassinados, todos os indícios recolhidos no local do crime apontam um suspeito: Lisbeth Salander, e a polícia move-lhe uma implacável perseguição. Lisbeth Salander, que está disposta a romper de vez com o passado e a punir aqueles que a prejudicaram, tem agora de provar a sua inocência e só uma pessoa parece disposta a ajudá-la: Mikael Blomkvist que, apesar de todas as evidências, se recusa a acreditar na sua culpabilidade.


Autor: Stieg Larsson
Editor: BIS
Género: Policial/Thriller
Páginas: 624
Original: Flickan som lekte med elden (2006) 
Anthony Award Nominee for Best Novel (2010), Dilys Award Nominee (2010),
 CWA International Dagger Nominee (2009), 
Svenska Deckarakademins pris för bästa svenska kriminalroman (2006), 
Goodreads Choice Award for Mystery/Thriller (2009)

opinião
★★★★☆
Nenhuma descrição de foto disponível.Diferente do livro que o antecede, mas igualmente interessante, o segundo volume da trilogia millennium centra-se mais em Lisbeth, uma decisão muito inteligente do autor que não se limita a narrar uma história mas que tem coisas realmente importantes a dizer e mensagens a passar nomeadamente em relação às injustiças sociais cometidas contra as mulheres. Lisbeth está entre as vítimas.

É na segunda metade do livro que as coisas começam realmente a acontecer e a tensão aumenta, mas o livro, num todo, é uma excelente leitura!








A Rainha no Palácio das Correntes de Ar

Millennium #3
Wook.pt - A Rainha no Palácio das Correntes de ArNeste terceiro e último volume da Trilogia Millennium, Lisbeth Salander sobreviveu aos ferimentos de que foi vítima, mas não tem razões para sorrir: o seu estado de saúde inspira cuidados e terá de permanecer várias semanas no hospital, impossibilitada de se movimentar e agir. As acusações que recaem sobre ela levaram a polícia a mantê-la incontactável. Lisbeth sente-se sitiada e, como se isso não bastasse, vê-se ainda confrontada com outro problema: o pai, que a odeia e que ela feriu à machadada, encontra-se no mesmo hospital com ferimentos menos graves e intenções mais maquiavélicas… Os elementos da SAPO continuam as suas movimentações; Mikael Blomkvist tenta de todas as maneiras ilibar Salander; Dragan Armanskij, o inspector Bublanski e Anita Giannini unem esforços para que se faça justiça; Erika Berger sente-se também ameaçada; e quem é Rosa Figuerola, a bela mulher que seduz Mikael Blomkvist?


Autor: Stieg Larsson
Editor: BIS
Género: Policial/Thriller
Páginas: 736
Original: Luftslottet som sprängdes (2007) 
Glass Key Award (2008), Audie Award for Thriller/Suspense (2011), 
Goodreads Choice Award for Mystery & Thriller and Nominee for Favorite Book (2010),
LovelyBooks Leserpreis for Krimi (2009)

opinião
★★★★☆
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Lisbeth está em apuros e neste terceiro livro da trilogia acompanhamos de perto a investigação do caso. O autor dá-nos acesso a vários pontos de vista, dinamizando imenso a narrativa.

Com elementos para agradar a diversos tipos de leitor, o sucesso desta trilogia é mais do que justificado.

View all my reviews





Millennium
Título
Livro n.º
Edição Portuguesa
Publicação Original
Os Homens que Odeiam as Mulheres
Stieg Larsson
1
A Rapariga que Sonhava com uma Lata de Gasolina e um Fósforo
Stieg Larsson
2
A Rainha no Palácio das Correntes de Ar
Stieg Larsson
3
4
5
6





Nenhum comentário:

Postar um comentário