Destaques

0 Por um Fio | Opinião


Wook.pt - Por um FioGeorgie McCool sabe que o seu casamento está por um fio. Ela ainda ama o marido, Neal, e o marido ainda a ama a ela - mas a química desapareceu. Dois dias antes de visitarem a família de Neal, Georgie informa-o de que não irá com ele. Ela é argumentista de televisão e o seu emprego exige a sua presença. Sabe que Neal irá ficar chateado mas nunca pensou que ele fizesse as malas e partisse sem ela. Atormentada pela sua decisão, Georgie pensa que deitou tudo a perder. Até que descobre uma forma de comunicar com a versão mais nova do marido… no passado.

Não sendo exatamente uma viagem no tempo, Georgie sente que recebeu uma nova oportunidade de salvar o seu casamento ainda antes de ele começar. Mas será que é isso que ela realmente quer?


Autor: Rainbow Rowell  
Editor: Edições Chá das Cinco (Outubro, 2016)
Género: Romance
Páginas: 320
Original: Landline (2014) 
 Goodreads Choice Award for Fiction (2014), 
 Premio El Templo de las Mil Puertas Nominee for Mejor novela extranjera independiente (2015)
opinião
★★★☆☆

Neal parte com as duas filhas para o Nebrasca quando Georgie lhe comunica que vai trocar o Natal em família por uma oportunidade de evoluir na carreira. Sozinha, Georgie começa a pensar na relação que mantém com Neal e em como esta se tem degradado ao longo dos anos, como - por sua culpa - Neal pode viver desgotoso. E é então que descobre que através do telefone da casa da sua mãe Georgie consegue comunicar com o Neal do passado, antes de ele lhe pedir em casamento.

Gostei de Por um Fio porque gostei imenso do seu fundamento e da mensagem que pretende transmitir; no entanto, não fiquei particularmente entusiasmada com o seu carácter irrealista.

Por um Fio assemelha-se, de certa forma, a Um Conto de Natal; Georgie é confrontada com o fantasma do passado ao telefonar para o Neal por quem se apaixonou há tantos anos atrás, recordando como era a relação de ambos, enquanto vive um presente muito atribulado, cheia de receio da incerteza do futuro já que nem tem noção dos termos exactos em que se encontra o seu casamento nem das intenções de Neal em relação ao mesmo.

Cheio de bom humor mas sem deixar de ser igualmente comovente, Por um Fio leva-nos a pensar sobre o que (ou quem) é realmente importante, sobre a tendência de negligenciar relacionamentos, esperando que as pessoas estejam presentes quando nós estivermos finalmente disponíveis. Georgie tem recebido imenso do marido sem, na sua opinião, dar muito em troca e esta pode ser uma oportunidade para se redimir e tentar ser melhor esposa e mãe… ou impedir que o Neal do passado lhe peça sequer em casamento sacrificando tudo o que conhece para o libertar, de forma a que ele possa seguir o seu caminho e ser feliz, o que ela julga ser impossível do seu lado.






‘I recommend this to anybody for a fun summer read (even though it is set at Christmas!)’ - The Guardian

'I'm deeply conflicted about how to review this book. On the one hand, I literally laughed and cried from one page to the next and devoured the whole in a brief sitting. On the other hand, I've also read Rainbow Rowell's other books, and this one pales in comparison.' - NPR 

Imagem: BITMOJI


Nenhum comentário:

Postar um comentário