Goodreads

Destaques

0 Victor e Macha {Livros Junho}


Wook.pt - Victor e MachaVictor, dúvida e duplicidade, e Macha, provocação e maldade, têm apenas 16 e 17 anos, mas há muito que conhecem as vicissitudes da vida. Emigrantes em Israel, regressados da Diáspora na antiga União Soviética nos anos setenta, a morte dos pais lançá-los-á numa roda-viva entre kibutz e internatos. Como corda esticada ao máximo, prestes a quebrar, irmão e irmã desenvolvem uma cumplicidade que, de tão intensa e ambivalente, pode ter consequências devastadoras. Esta tensão familiar, que se completa com a avó, Catherine, nada fica a dever àquela que permeia a sociedade e cultura israelitas, onde os novos-imigrantes e aqueles nascidos no Estado de Israel encetam um débil equilíbrio. A tolerância mascara o ressentimento e a generosidade esconde o desprezo, num retrato cru de uma sociedade cada vez mais heterogénea mas que busca sem cessar um sentido de unidade.

Alona Kimhi oferece-nos uma narrativa sincera e sem tabus, dissecando um país que se acotovela entre as suas certezas e o desejo de se reinventar, o desenraizamento e a sobrevivência, por certo alimentado pela sua própria existência, mas também pelos seus fantasmas e dores adolescentes. Uma nova confirmação do seu imenso talento.


Autor: Alona Kimhi
Editor: Porto Editora (Junho, 2016) 
Género: Romance
Páginas: 440
Original: Victor et Macha (2015) 


Alona Kimhi é também autora de Lili la Tigresse e de Susana em Lágrimas.


Alona Kimhi nasceu na Ucrânia em 1966, mas emigrou com a família para Israel, em 1972. Victor e Macha assinala o seu grande regresso, após o sucesso de obras como Susana em Lágrimas e Lili la Tigresse, ambas publicadas em Portugal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário