Goodreads

Destaques

0 Colombo e a Demanda de Jerusalém {Livros Setembro}


Nas décadas que antecederam o nascimento de Cristóvão Colombo, a Europa preparava-se para o fim do mundo. O Velho Continente, vergado à Peste Negra, incapaz de manter Jerusalém sob o domínio cristão, assistia ao cisma crescente da Igreja. Eram tempos de incerteza, marcados ainda pelo bárbaro saque de Constantinopla pelos otomanos, que de uma só assentada barraram o comércio europeu com o Oriente e as peregrinações à Cidade Santa.

Foi nesse contexto que o navegador cresceu. Desde cedo, o móbil que o levou a perseguir o sonho de um caminho marítimo para as Índias foi, estranhamente, a reconquista de Jerusalém. Movido pela fé religiosa, acreditava que o ouro asiático era a solução para financiar a derradeira cruzada. Colombo e a Demanda de Jerusalém baseia-se numa meticulosa reconstituição da vida de Cristóvão Colombo.

Carole Delaney, professora emérita da Universidade de Stanford, percorreu literalmente os caminhos do navegador, desde Itália e Espanha até às Caraíbas. Revolveu arquivos, compilou as cartas que ele escreveu aos Bórgia, bem como material disperso por bibliotecas de todo o mundo. Reconstruiu assim a ferocidade da vida no mar, os inegáveis dotes de marinheiro de Colombo e as suas tentativas frustradas de cristianizar os nativos, que culminariam no humilhante regresso a Espanha já não como herói, mas como prisioneiro da coroa. Este livro revela-nos uma faceta inteiramente nova do navegador, não o imperialista ganancioso, não o aventureiro a perseguir moinhos de vento, mas antes um homem movido por uma cega fé religiosa.


Autor: Carol Delaney
Editor: Edições Asa (Setembro, 2015) 
Género: Romance > História > Biografia
Páginas: 368
Original: Columbus and the Quest for Jerusalem (2011)  




Nenhum comentário:

Postar um comentário