Destaques

0 Corrupção {Livros Abril}


Dissolução

(Matthew Shardlake #1)
Um policial histórico que nos traz à memória O Nome da Rosa, de Umberto Eco.
No Inverno de 1537, a Inglaterra encontra-se dividida entre os que são fiéis à Igreja Católica e aqueles que são leais ao rei e à nova Igreja inglesa. Thomas Cromwell, o temido vigário-geral de Henrique VIII, lança uma campanha contra a velha Igreja, com novas e selvagens leis, julgamentos arbitrários e uma vasta rede de informadores. Ana Bolena foi decapitada e os mosteiros estão a ser extintos – os seus tesouros pilhados e as suas terras alvo da ganância dos cortesãos e da nobreza rural. Mas embora tenha abafado uma revolta popular, Thomas Cromwell receia que novas insurreições destruam o reino. Quando um dos seus comissários é assassinado num mosteiro, em Scarnsea, a costa sul de Inglaterra, Cromwell convoca Matthew Shardlake, um advogado conhecido como “o corcunda mais perspicaz dos tribunais de Inglaterra”, para liderar a investigação. Quando Shardlake e o seu jovem assistente e protegido Mark Poer chegam a Scarnsea, descobrem provas de conduta sexual imprópria, desvio de fundos e traição. A descoberta de dois assassinatos leva Shardlake a agir depressa para impedir o assassino de voltar a matar.
Excitante e elegantemente escrito, Dissolução é uma obra brilhante e um retrato arrebatador da época dos Tudor.


Autor: C. J. Sansom 
Editor: Edições ASA (2005)
Género: Romance/Policial
Páginas: 416
Original: Dissolution (2003) [Goodreads]


Fogo Negro

(Matthew Shardlake #2)
Estamos em 1540, no Verão mais quente do século XVI. O ¿corcunda mais perspicaz dos tribunais de Inglaterra¿, Matthew Shardlake, acreditando ter caído em desgraça junto de Thomas Cromwell, tenta passar despercebido, continuando a sua prática de advocacia. Mas o seu envolvimento num caso de homicídio, leva-o de novo à presença do vigário-geral e a uma nova missão¿ Perdida durante séculos, a fórmula do Fogo Negro, a lendária substância com que os Bizantinos destruíam os navios árabes, foi encontrada na biblioteca de um mosteiro londrino. Shardlake é enviado para a recuperar mas vai antes deparar com dois corpos brutalmente assassinados¿ e com o desaparecimento da preciosa fórmula! 
Agora Shardlake tem de seguir o rasto desse Fogo através da Londres dos Tudor e, simultaneamente, de provar a inocência de uma jovem cliente, acusada de assassinato, e ainda de lutar contra as forças malignas que tentam, com uma brutal tenacidade, impedi-lo de chegar a bom porto. Mas, claro está, nada é o que parece¿ e Shardlake terá de descobrir isso a tempo de salvar a sua vida e a dos que lhe são mais próximos.
Tensão religiosa, turbulência política e convulsão social - três elementos que se unem numa atmosfera de cortar à faca, que serve de cenário a esta segunda história de Shardlake. E, mais uma vez, C. J. Sansom combina magistralmente ficção histórica e mistério, construindo um extraordinário tour de force de intriga e suspense.


Autor: C. J. Sansom 
Editor: Edições ASA (2006)
Género: Romance/Policial
Páginas: 520
Original: Dark Fire (2004) [Goodreads]


Soberano

(Matthew Shardlake #3)
Após a descoberta de uma conspiração contra o seu trono, o rei Henrique VIIIparte numa espectacular viagem oficial ao Norte de Inglaterra para inspirar temor nos seus súbditos revoltosos. Acompanhado por mil soldados, a fina flor da nobreza e a sua quinta mulher, Catarina Howard, o rei assiste a uma extravagante demonstração de submissão por parte da pequena nobreza de York, naquele que será o momento apoteótico da maior visita oficial do período Tudor.


Autor: C. J. Sansom 
Editor: Edições ASA (2008)
Género: Romance/Policial
Páginas: 592
Original: Sovereign (2006) [Goodreads]



Revelação

(Matthew Shardlake #4)
Primavera de 1543. Enquanto em Inglaterra se vivem momentos de grande tensão religiosa e convulsão social, Henrique VIII planeia um sexto casamento, sob o olhar atento do vigário-geral, Cranmer. Desta vez, o seu alvo é Lady Catherine Parr, conhecida na Corte pelas suas simpatias reformistas.
Entretanto, Matthew Shardlake, afasta-se dos assuntos da Corte e trabalha no caso de um adolescente maníaco-religioso encerrado no hospital psiquiátrico de Bedlam.
Porém, a sua tranquilidade é subitamente interrompida quando um velho amigo e colega advogado, Roger Elliard, é brutalmente assassinado. Shardlake promete à viúva levar o culpado à justiça, mas o que pensava ser um caso de homicídio isolado é, na verdade, parte integrante de uma melodia diabólica que se propaga a uma velocidade louca pela cidade de Londres.
À medida que novas mortes, fruto de um ritual macabro, se vão sucedendo, as investigações de Shardlake conduzi-lo-ão ao jovem de Bedlam, a Catherine Parr - e às profecias do obscuro Livro da Revelação.


Autor: C. J. Sansom 
Editor: Porto Editora (2010)
Género: Romance/Policial
Páginas: 608
Original: Revelation (2008) [Goodreads]



Corrupção

(Matthew Shardlake #5)
O ataque a França levado a cabo por Henrique VIII não correu conforme esperado e agora uma enorme frota de navios de guerra franceses está estacionada no Canal da Mancha preparada para a revanche. Enquanto a armada inglesa se organiza em Portsmouth, o reino procura recrutar homens para formar o maior exército de sempre. 
É neste ambiente conflituoso que o serjeant Shardlake receberá um pedido de ajuda da rainha Catherine Parr, para investigar o estranho suicídio do filho de uma antiga criada e a petição que este havia requerido contra a família Hobbey, para quem trabalhara como precetor. A investigação obrigá-lo-á a viajar, juntamente com o seu assistente Barak, até Portsmouth, permitindo-lhe de caminho descobrir algo mais sobre Ellen Fettiplace, essa mulher misteriosa encarcerada no hospital psiquiátrico de Bedlam sem razão aparente.
Chegados a Portsmouth, Shardlake e Barak deparam-se com uma cidade preparada para a guerra. Os mistérios que assolam a família Hobbey e os acontecimentos que destruíram a família de Ellen há dezanove anos levarão Shardlake ao reencontro com um velho amigo e com um inimigo antigo muito próximo do poder real. O Mary Rose, o emblemático e temido navio de Henrique VIII, será testemunha das mais terríveis e surpreendentes revelações, graças às quais Shardlake conseguirá resolver o caso.


Autor: C. J. Sansom 
Editor: Porto Editora (Abril, 2015)
Género: Romance/Policial
Páginas: 656
Original: Heartstone (2010) [Goodreads]



✏ C. J Sansom nasceu em 1952 e licenciou-se na Universidade de Birmingham, onde fez também um doutoramento em História. Exerceu advocacia durante algum tempo, até que decidiu dedicar-se à escrita a tempo inteiro. Com a série Shardlake conheceu um retumbante sucesso internacional, estando já publicados em Portugal os volumes Dissolução, Fogo Negro, Soberano e Revelação (Porto Editora, 2010). Inverno em Madrid, também publicado pela Porto Editora, é um thriller de espionagem escrito fora da série Shardlake.

✏ A série protagonizada por Matthew Shardlake é composta, até à data, por 6 livros:
     - Dissolução (Matthew Shardlake #1)
     - Fogo Negro (Matthew Shardlake #2)
     - Soberano (Matthew Shardlake #3)
     - Revelação (Matthew Shardlake #4)
     - Corrupção (Matthew Shardlake #5)
     - Lamentation (Matthew Shardlake #6) ✗
✗ = ainda não editado em Portugal


Nenhum comentário:

Postar um comentário