Destaques

0 Com um Sonho na Bagagem


  Com um Sonho na Bagagem é em primeiro lugar o relato de uma viagem que Luigi Pirandello fez a Portugal em Setembro de 1931. O pretexto foi o convite para participar, na qualidade de hóspede de honra, no V Congresso da Crítica Dramática e Musical que António Ferro organizou em Lisboa com a extravagante e engenhosa ideia de o tornar «itinerante», de modo a destacar Portugal na ribalta da imprensa internacional.
  Contacta com os escritores da Presença com quem tem grandes afinidades, assiste à estreia de Douro, Faina Fluvial, o primeiro filme de Manoel de Oliveira, toma parte em cerimónias em sua homenagem O livro de Maria José de Lancastre, fruto de cuidadosas pesquisas em arquivos públicos e privados e rico em documentos inéditos, relata um importante acontecimento cultural hoje esquecido onde, paradoxalmente, se debateu a liberdade de opinião e a independência da crítica num país que estava à beira da ditadura.

Autor: Maria José Lancastre
Editor: Dom Quixote (Fevereiro, 2015)
Género: Memórias/Biografia
Páginas: 184


✏ Maria José de Lancastre nasceu em Lisboa, onde frequentou o curso de Românicas da Faculdade de Letras da Universidade Clássica. Foi viver para Itália em 1967 e licenciou-se pela Universidade de Pisa, onde fez a sua carreira de docente, ensinando Literatura Portuguesa. É autora de uma edição crítica do texto da «Escola Vicentina», O Auto das Padeiras, e de ensaios sobre literatura moderna (Mário de Sá- Carneiro, «Orpheu», António Botto). Foi um dos directores da revista «Quaderni Portoghesi» (1977-1989). A sua Fotobiografia de Fernando Pessoa (INCM, 1981) foi publicada também em Itália, em França e no Brasil. Com Antonio Tabucchi, traduziu para italiano grande parte da obra de Fernando Pessoa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário