Destaques

2 Um presente do Bob + Opinião


 Quando James Bowen encontra um gato alaranjado nas escadas do prédio onde vive está longe de imaginar do quanto a sua vida irá mudar.
  Nos seus livros anteriores – A minha história com Bob e O mundo segundo Bob – acompanhamos James na sua recuperação e como Bob foi determinante no difícil processo de reaprender a viver no mundo real. Agora, é o momento de refletir no que foram os tempos difíceis que passaram juntos, nos Natais frios e solitários que viveram e como Bob lhe mostrou que o verdadeiro espírito do Natal está para além da febre consumista que nos rodeia nessa época.
  Em Um presente do Bob, James Bowen fala-nos, abertamente, de uma época natalícia em que sentia a solidão e o abandono com mais intensidade, mas que com a companhia do Bob se tornou num tempo de esperança e generosidade.

Autor: James Bowen 
Editor: Porto Editora (Novembro, 2014)
Género: Memórias
Páginas: 168
Original: A Gift from Bob (2014) [Goodreads]


opinião
★    (4 de 5)
 Sou fã do gatinho Bob e da inspiradora história de vida de James Bowen desde A Minha História com Bob - adoro livros e adoro gatos, portanto, juntos, são sucesso garantido!

 Um Presente do Bob é um livro mais reflectivo do que os anteriores, no qual Bowen revive o Natal de 2010, quando a sua vida entrava num período de mudança esperançosa, e recorda Natais anteriores, desde a sua infância, bem mais solitários, conflituosos e tristes.

 Mais uma vez concluo que temos imenso a aprender com este extraordinário par. Em poucas palavras, Bowen consegue demonstrar-nos o verdadeiro significado do Natal, que fica, infelizmente, tantas vezes escondido por detrás de corridas frenéticas às compras e de assustadoras demonstrações de materialismo e consumismo. Voltamos a comprovar a influência positiva e determinante que Bob teve na mudança de vida de James, desde passos de gigante como o abandono da metadona, prescrita como substituta da heroína, até às atitudes mais pequenas, como simples actos de agradecimento.

 Gostei muito de Um Presente do Bob e acho que é o livro ideal para ler nesta época do ano.




✏ Livros de Bob/James Bowen editados em Portugal:
 A minha História com Bob [inclui opinião]  O Mundo Segundo Bob [inclui opinião] Um Presente do Bob



2 comentários: