Destaques

0 A Esposa Minúscula + Opinião




  Um ladrão entra por um banco dentro armado com uma pistola pronta a disparar, mas não pede dinheiro. Em vez disso, exige a cada cliente o objeto que tenha para si maior significado.
  O ladrão parte e todas as vítimas do assalto sobrevivem, mas coisas estranhas começam a suceder-lhes pouco depois: a tatuagem de uma sobrevivente salta-lhe do tornozelo e persegue-a; outra acorda e descobre que é feita de rebuçado; e Stacey Hinterland descobre que encolhe, gradualmente, um pouco a cada dia que passa, e nada que o marido ou o filho possam fazer conseguirá inverter o processo.
  A Esposa Minúscula é uma fábula sobre como podemos perder-nos nas circunstâncias e encontrar-nos no amor de outra pessoa.


Autor: Andrew Kaufman
Editor: Saída de Emergência (Março, 2014)
Género: Fantástico
Páginas: 128
Original: The Tiny Wife (2010) [Goodreads] [WOOK]

   

Opinião
My rating: 4 of 5 stars

Sempre gostei de livros que conferem profundo significado ao que me parecia ao início apenas pura loucura.A Esposa Minúscula é um desses livros: oscilando entre a tragédia e a comédia, o lógico e o absurdo, acaba por nos oferecer uma grande diversidade de temas e camadas a explorar.

Tudo começa quando, no assalto a um banco, o curioso ladrão leva de cada um dos clientes o objecto com mais significado para eles…Mas o que já era de si estranho torna-se ainda mais excêntrico quando este mesmo ladrão faz saber às suas vítimas de que leva consigo, na realidade, 51% da alma de cada um. Sendo esta orgânica - algo vivo que deve ser constantemente alimentado - cada um terá que encontrar maneira de recuperar a sua alma enquanto lida com as situações mais bizarras. Além das histórias individuais de cada cliente do banco temos a história da esposa do narrador que começa a encolher progressivamente e que desaparecerá por completo caso este efeito não seja contrariado.

Os episódios são tão estranhos e imaginativos que me custou mais do que estava à espera a entrar na história mas, uma vez lá dentro, a leitura tornou-se extremamente prazerosa!

Quase como um conto de fadas moderno, A Esposa Minúscula mostra-nos como devemos estar atentos ao que é realmente importante na vida e a não tomar nada por garantido. No caso específico da esposa que encolhe, vemos a importância do amor e como este exige trabalho e esforço.

Este é um daqueles livros em que passamos mais tempo a pensar no significado do que lemos do que propriamente a lê-lo - o seu tamanho reduzido e fluidez da prosa tornam a leitura muito rápida. No meu caso, durou uma tarde…uma tarde muito bem passada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário