Destaques

0 Um Homem Sem Passado {Livros Abril}



A Casa Negra
Trilogia Lewis #1
A Casa Negra  A Ilha de Lewis é o local mais desolador e austeramente belo de toda a Escócia. A rigidez da rotina diária apenas é mitigada pelo temor a Deus.
  Quando um assassinato sangrento cometido na ilha revela marcas semelhantes a um caso de Edimburgo, o detetive da polícia Fin Macleod é enviado para norte, para o investigar.
  Todos os anos, doze homens da ilha, alguns dos quais amigos de infância de Fin, partem para um remoto e traiçoeiro rochedo chamado An Sgeir, numa perigosa epopeia para caçarem as crias de uma ave marinha local. Este é, acima de tudo, um ritual de passagem que é ferozmente defendido contra todos os pressupostos da moralidade moderna. Mas, para Fin, a caça encerra memórias dolorosas, que podem, mesmo tanto tempo depois, exigir um enorme sacrifício.
  A Casa Negra é um thriller com um poder e uma visão raros. É um mistério criminal que explora as sombras das nossas almas, num local onde o passado está sempre perto da superfície e a vida mistura os mitos e a História.


Autor: Peter May [site oficial]
Editor: Marcador (Março, 2014)
Género: Thriller
Páginas: 284
Original: The Blackhouse (2009) [Goodreads] [WOOK]


   


Opinião
My rating: 4 of 5 stars


Há dois elementos que tornam A Casa Negra um livro excepcional:

O primeiro é, sem dúvida, o final. Fui acompanhando a narrativa com um interesse crescente que deu lugar a pura compulsão à medida que me aproximava do fim. A conclusão, enervante e reveladora, adquire um ritmo e uma importância que me impediu de pousar o livro. Esta importância é atingida porque o autor, Peter May, consegue fazer com que nos importemos realmente com o destino de Fin e, mais tarde, pelo de outros que lhe são queridos. Como 'observamos' o seu crescimento graças às recordações de infância que vai partilhando é muito fácil estabelecer uma ligação de afinidade com ele.

O segundo elemento é a atmosfera que May criou através de descrições subtis mas eficientes e perspicazes. O cenário envolve toda a trama e, juntamente com a essência das personagens que o habitam, influencia o enredo e a forma como o sentimos.

A Casa Negra é um thriller que facilmente agradará aos fãs do género…e não só.





Um Homem Sem Passado
Trilogia Lewis #2
  Um cadáver não identificado é recuperado de um campo na ilha de Lewis. Quando os testes de ADN indicam um parentesco entre o cadáver recuperado da turfa e o pai de Marsaili, a paixão de infância de Fin, este vê o seu regresso assumir contornos mais turbulentos do que aquilo que inicialmente esperava. Tormod Macdonald, agora um homem idoso preso nas garras da demência, sempre afirmou ser filho único, sem família próxima.

  Como Fin acabará por descobrir, é uma mentira que Tormod manteve por uma boa razão.

Autor: Peter May [site oficial]
Editor: Marcador (Abril, 2015)
Género: Thriller
Páginas: 360
Original: The Lewis Man (2009) [Goodreads] [WOOK]


    


Nenhum comentário:

Postar um comentário