Destaques

0 Prémio Neustadt de Literatura

  Mia Couto, poeta, escritor e biólogo, foi distinguido com o Prémio Neustadt de Literatura, um prémio bienal atribuído pela Universidade de Oklahoma no valor de 50 mil dólares (37 mil euros) também conhecido como o Nobel americano.

  O escritor moçambicano é autor de dezenas de livros, incluindo romances, contos, colectâneas de poesia e livros infantis, tendo vindo a receber diversos prémios literários ao longo do tempo. Neste mesmo ano, Mia Couto recebeu o Prémio Camões, o prémio literário mais distinto da língua portuguesa e o seu mais recente livro, A Confissão da Leoa ficou em 2º lugar nas votações para Melhor Romance de 2012 levado a cabo pelo Portal da Literatura.

  Mia Couto dedicou este prémio à sua família e a Moçambique. Entre os candidatos indicados estavam o japonês Haruki Murakami e o argentino César Aira.

  Em edições anteriores foram premiados escritores que mais tarde viriam a ganhar o Nobel da Literatura, como Paulo Neruda, Gabriel García Marquez, Orhan Pamuk, Mo Yan e Alice Munro, a vencedora este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário