Destaques

0 Encantamentos + Opinião

  No primeiro dia de 1917, ano de todas as mudanças na Rússia, o corpo de Rasputine é resgatado das águas geladas do Neva, em São Petersburgo. Horas mais tarde, as duas filhas do Monge Louco são levadas para o palácio e acolhidas pela família imperial, pois a czarina espera que Masha, a mais velha, consiga salvar o filho Alyosha, o enfermiço herdeiro do trono. 
  Masha não tem o misticismo magnético do pai, mas descobre o dom encantatório das suas histórias. E é com elas que, sempre entre a vida e a morte, os dois adolescentes conhecerão o amor e um país imenso, a Rússia, que Alyosha nunca chegará a governar.
  Inspirando-se na vida aventureira da filha de Rasputine, Xerazade russa que viria a ser domadora de leões na América, Kathryn Harrison retrata uma era em que a História se impacienta e o mundo mudaria, com a Revolução Bolchevique e o fim da lendária dinastia dos Romanov.

Autor: Kathryn Harrison
Editor: Porto Editora (Outubro, 2013) 
Género: Romance
Páginas: 352
Original: Enchantments (2012)

Opinião
(1 em 5)
Raramente me arrependo de ler ficção histórica porque, no mínimo, acabo sempre por aprender qualquer coisa. Arrependo-me, no entanto, de ter perdido o meu tempo com "Encantamentos", a sua abordagem algo cínica e infantil dos acontecimentos/decisões que levaram à queda dos Romanov e à organização dos bolcheviques é selectiva e, portanto, pouco realista. 

Ao fragmentar a narrativa entre passado/presente/futuro/realidade/fantasia Kathryn Harrison acabou por criar um livro desordenado e aleatório, roubando prazer à leitura.

O conteúdo efectivo do livro acaba também por ser muito pouco. Apesar de  limitada pelo fim trágico que conhecemos, a autora poderia ter explorado muito mais em vez de nos deixar o tempo todo à espera, em vão, que «algo» acontecesse.


Pobre em acção, "Encantamentos" revelou-se um livro aborrecido a ponto de, embora não muito grande, ter sido complicado para mim terminá-lo.


Outros livros de Kathryn Harrison...
Inveja - 2006 Bizâncio 
A Mulher Foca - 2002 Bizâncio 
A Cadeira do Suplício - 2001 Bizâncio
O Beijo - 1997 Bizâncio

Nenhum comentário:

Postar um comentário