Goodreads

Destaques

0 National Book Award 2013 - Vencedores



  Naa cerimónia decorrida em Manhattan ontem, dia 20 de Novembro, foram atribuídos os National Book Awards para as diversas categorias, incluindo os prémios honorários atribuídos a E. L. Doctorow e Maya Angelou. A rasurado estão todos os canditados, tanto da longlist inicial como da shortlist divulgada em Outubro. 


Ficção:
O vencedor do National Book Award para a categoria de ficção, o género que habitualmente recebe maior atenção, foi James McBride com o seu livro THE GOOD LORD BIRD. O júri elogiou o escritor pelo tom cómico e original que conferiu ao seu trabalho.
O escritor, conhecido pelo seu livro de memórias THE COLOR OF WATER: A BLACK MAN'S TRIBUTE TO HIS WHITE MOTHER é também compositor e músico de jazz. THE GOOD LORD BIRD é o seu terceiro livro, tendo o primeiro, MIRACLE AT ST. ANNA sido adaptado ao cinema em 2008 por Spike Lee.

Sinopse: Henry Shackleford é um jovem escravo a viver no Kansas em 1857, quando a região se torna num autêntico campo de batalha entre as forças contra e a favor da escravidão. Quando John Brown, o legendário abolicionista, chega ao território, a discussão entre o mestre de Henry e John Brown torna-se violenta. Henry é forçado a abandonar a cidade com Brown, que acredita que ele é uma rapariga. 
Durante os meses que se seguem, Henry esconde a sua verdadeira identidade enquanto luta para permanecer vivo, acabando por se ver no meio da histórica incursão em Harpers Ferry, em 1859 - um dos grandes catalisadores da Guerra Civil. 

 - The Flamethrowers - Rachel Kushner 
 - The Lowland - Jhumpa Lahiri  
 - Bleeding Edge - Thomas Pynchon  
 - Tenth of December: Stories - George Saunders  
 - Pacific - Tom Drury;
 - The End of the Point - Elizabeth Graver;
 - A Constellation of Vital Phenomena - Anthony Marra; 
 - Someone - Alice McDermott;
 - Fools: Stories - Joan Silber; 


Não-Ficção:
THE UNWINDING: AN INNER HISTORY OF THE NEW AMERICA, de George Packer, venceu na categoria de literatura não ficcional por dramatizar o abismo crescente entre os norte-americanos ricos e os restantes cidadãos. O escritor agradeceu aos vários trabalhadores que colaboraram para o livro, partilhando as suas histórias de forma a ilustrar o que falhou no sistema América.

Sinopse: Uma análise fascinante de uma nação em crise, levada a cabo por um dos melhores jornalistas políticos da nossa geração.A democracia americana é assolada por uma sensação de crise. Grandes alterações durante uma única geração criaram um país de vencedores e vencidos, permitindo uma liberdade sem precedentes, colocando o sistema político à beira do colapso e deixando os cidadãos à deriva enquanto procuram novos caminhos. George Packer conta a história dos Estados Unidos ao longo das últimas três décadas de forma bastante original, com o seu característico olho para o detalhe e dom para tecer narrativas complexas. 

 Book of Ages: The Life and Opinions of Jane Franklin - Jill Lepore 
 - Hitler’s Furies: German Women in the Nazi Killing Fields - Wendy Lower 
 - The Internal Enemy: Slavery and War in Virginia, 1772-1832 - Alan Taylor 
 - Going Clear: Scientology, Hollywood, and the Prison of Belief - Lawrence Wright 
 - Finding Florida: The True Story of the Sunshine State - T. D. Allman;
 - Facing the Wave: A Journey in the Wake of the Tsunami - Gretel Ehrlich; 
 - The Wolf and the Watchman: A Father, a Son, and the CIA - Scott C. Johnson; 
 - Freedom National: The Destruction of Slavery in the United States, 1861-1865 - James Oakes;
 - Duke: A Life of Duke Ellington - Terry Teachout;


Poesia:
INCARDINE: POEMS, de Mary Szybist, venceu o National Book Award em poesia. O júri considera-o um livro religioso para não crentes ou um livro de dúvidas necessárias para os fiéis.

 - Metaphysical Dog - Frank Bidart 
 - Stay, Illusion - Lucie Brock-Broido;
 - The Big Smoke - Adrian Matejka;
 - Black Aperture - Matt Rasmussen;
 - Bury My Clothes - Roger Bonair-Agard
 - So Recently Rent a World - Andrei Codrescu;
 - Seasonal Works with Letters on Fire - Brenda Hillman
 - American Amnesiac - Diane Raptosh
 - Transfer of Qualities - Martha Ronk


Infantojuvenil:
Cynthia Kadohata saiu vencedora da edição de 2013 do National Book Award graças ao seu livro THE THING ABOUT LUCK, um livro que conta a história de uma rapariga de 12 anos do Midwest e os seus avós de ascendência japonesa. O júri destacou a forma como a escritora explorou as diferenças entre gerações e culturas, a fragilidade da vida e os estimados laços familiares.

 - The True Blue Scouts of Sugar Man Swamp - Kathi Appelt;
 - Far Far Away - Tom McNeal;
 - Picture Me Gone - Meg Rosoff;
 - Boxers & Saints - Gene Luen Yang;
 -Flora and Ulysses: The Illuminated Adventures - Kate DiCamillo
 - A Tangle of Knots - Lisa Graff
 - The Summer Prince - Alaya Dawn Johnson
 - Two Boys Kissing - David Levithan
 - The Real Boy - Anne Ursu

Nenhum comentário:

Postar um comentário