Destaques

3 O que ando a ler...Julho


Resumo...
Com uma prosa magnífica e enredo original, o meu preferido deste mês acabou por ser As Intermitências da Morte, de José Saramago. 

Também gostei, e muito, dos romances O Café do Amor e de Segredos para um Final Feliz. Ambos abordam temas importantes e exibem a importância e influência do amor nas nossas vidas - especialmente quando está na hora de mudar. Recomendo!

Com O Livreiro e Na Cama com Um Highlander comecei mais duas séries {uffff} que espero que mantenham este ritmo inicial e enredos igualmente interessantes: mal posso esperar para acompanhar Hugo Marston na resolução de um novo mistério e para ver mais um poderoso Highlander ser arrebatado pela paixão!

A leitura de A Arte de Amar foi a que mais me desiludiu este mês, especialmente porque a iniciei com elevadas expectativas graças a Uma Menina de Boas Famílias, outro livro de Elizabeth Edmundson do qual gostei imenso. 

De qualquer das formas, não há nenhum livro deste mês cuja leitura desaconselhe. Parece que ando a escolhê-los bem! ;) 

Preferidos do mes:
4. Persuasão: 4
5. Jacques o Fatalista: 3
6. O Livreiro3
7. Na Cama com Um Highlander3
8. Beijo3
9. A Arte de Amar2


31 de Julho

Sempre uma montanha-russa de emoções, os romances de Jill Mansell, que não têm nada de linear, cativam pelo tom debochado e cómico que a autora lhes imprime, apresentando-nos uma série de personagens de moral dúbia mas que merecem, certamente, o seu final feliz.
Com Beijo estamos, mais uma vez, perante umas boas horas de diversão!


25 de Julho
Como início de série, O Livreiro é óptimo e cumpre bem a função de nos deixar suficientemente interessados nas personagens para querer continuar a acompanhá-las nas próximas aventuras. A narrativa, intrigante e interessante, é muito fácil de acompanhar especialmente graças aos diálogos engenhosos entre as personagens e às descrições vívidas do cenário envolvente.

23 de Julho
Em As Intermitências da Morte Saramago fala-nos sobre a (muito) hipotética greve da morte. Gostei imenso da história em si e, em especial, do inesperado rumo que acaba por tomar - por uma vez, o amor conquista a morte, literalmente… Mas é a magnífica construção de frases, a prosa única, desafiadora e pouco convencional de Saramago, ora com tom sério ora com o humor típico, que o torna soberano na sua arte.
Pequeno e diligente, este é um livro que se lê sem problemas; eu demorei mais tempo apenas pelo prazer de ler e reler certas passagens…


17 de Julho
Em Na Cama com Um Highlander  o primeiro livro da trilogia McCabe, Maya Banks reveza entre sensualidade bruta e romance delicado, adicionando cenas bem humoradas pelo meio. Avancei rapidamente na leitura deste livro não apenas pela sua própria cadência mas também pelo interesse que desenvolvi em saber o que ia acontecer em seguida.
Agradou-me especialmente que a autora tenha criado em Mairin uma heroína forte, decidida e corajosa que não cede facilmente a vontades alheias. Da mesma forma, o «desarmamento» de Ewan - um guerreiro controlador, autoritário e arrogante - e a forma como toda a sua brutalidade se transforma em carinho apaixonado contribuem para a criação de um clima bastante romântico entre o par.


15 de Julho
Amar é uma arte. Escrever um bom livro também…
A Arte de Amar, de Elizabeth Edmondson, parece ter sido construído de forma a que tudo se ajuste para desembocar numa única revelação final…o problema é que não acontece nada digno de nota pelo meio.
A Edmondson faltou engenho para desenvolver o enredo que idealizou, sendo o próprio também bastante fraco.
Este é, até agora, o livro que menos gostei de ler este mês.


11 de Julho
Acabei de ler Segredos para um Final Feliz e adorei passar umas boas horas na companhia destas personagens, sejam de duas pernas ou de quatro patinhas! Dillon volta a focar o amor tão simples quanto incondicional de um cão pelo seus companheiros humanos, cheios de complicações. 
Gostei imenso de Anna e de Michelle, de as acompanhar à medida que lutam para enfrentar os obstáculos e dificuldades das suas vidas, os receios e os sonhos. Tal como Corações Sem Dono, este livro é sobre segundas oportunidades…para todos.


8 de Julho 
Desgraças contadas com graça - com um fabuloso sentido de humor a espreitar por entre a sucessão de infortúnios - achei esta leitura hipnotizante! O Café do Amor traz-nos uma história comovente sobre a superação de tragédias, a adaptação e crescimento pessoal de pessoas que enfrentam o desespero de perder o que julgavam ser o «tudo» das suas vidas. Adorei!



4 de Julho 
Verdades universais confessadas em tom ligeiro e brincalhão. Filosofia processada através de situações cómicas, irónicas e absurdas. Camadas complexas de narrativa que desafiam todas as regras, estruturadas de forma singular e inteligente: este costuma ser o meu tipo de livro…mas, aparentemente, «estava escrito lá em cima» que eu não viria a apreciar devidamente «Jacques o Fatalista». 




Não deixando de ser uma óptima crítica social, encontramos na base de «Persuasão», de Jane Austen, uma linda história de amor; um amor perdido mas reencontrado - o adiamento forçado da sua manifestação em pleno. Quando voltam a encontrar-se, Wenworth e Anne amam-se à distância com a mesma intensidade de antes, enquanto se ignoram, desdenham e cobiçam mutuamente em segredo. Contudo, apesar de ter gostado imenso de «Persuasão», gostei ainda mais de «O Parque de Mansfield», julgo que pela componente cómica que não está tão patente em «Persuasão». 



3 comentários:

  1. Concordo inteiramente com o que disse sobre o Livro O Café do Amor! Também fiquei hipnotizada e maravilhada com o livro aconselho!!!
    Claudia

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!
    Posso dar uma sugestão? O Livro "Sozinhos na Ilha" é muito bom, de fácil leutura e muito leve para o Verão recomendo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :) Estive a ler o resumo de «Sozinho na Ilha», de Tracey Garvis Graves (certo?), e realmente parece muito interessante :D E, claro, já estou curiosa para saber se e como vão eles sair da ilha.
      Vou adicionar à minha lista para breve, muito obrigada pela sugestão!

      Excluir