Destaques

0 Mao, A História Desconhecida

Esta é a grande biografia de Mao Tsé-Tung, o livro que resultou de mais de uma década de pesquisa e de inúmeras entrevistas com muitos dos que privaram com Mao dentro da China, e com todos os que com ele tiveram contactos relevantes no estrangeiro.
Pródigo de revelações surpreendentes, Mao, a história Desconhecida arrasa com os mitos (o da Longa Marcha, por exemplo, ou o de uma conduta norteada por ideais e ideologias), mostrando a forma como ascendeu ao poder e liderou a China num regime de coação, intriga e chantagem que se saldou no extermínio de dezenas de milhões de chineses - 38 milhões morreram durante a maior fome da História; ao todo, mais de 70 milhões foram vítimas da governação de Mao - e em tempo de paz.
E se por um lado explora a personalidade de Mao na sua atuação pública e política, revela, por outro, as histórias desconhecidas (e verdadeiramente cruéis) da sua vida privada e íntima - com os filhos, as mulheres e as amantes.
Mao, A História desconhecida, de Jung Chang - autora do romance Cisnes Selvagens - em colaboração com o marido, o historiador britânico Jon Halliday, considerado livro maldito e totalmente banido da China, é um documento fascinante que não deixará nenhum leitor - nem o especialista, nem o comum - indiferente.

Autor: Jung Chang
Editor: Quetzal (Abril, 2013)
Género: Biografia
Páginas: 856
Original: Mao, the unknown story (2002)


Sobre a autora...
Jung Chang nasceu a 25 de Março de 1952, em Yibin, na província de Sichuan. Os seus pais eram militantes e dirigentes do Partido Comunista. Aos 14 anos, Jung tornou-se membro da Guarda Vermelha, em plena Revolução Cultural - foi por recusar atacar os seus professores e os seus pais, no clima de violência criado por Mao, que a levou à oposição ao regime. Em Cisnes Selvagens, Jung trata o modo como Mao perseguia, até à morte, os seus opositores. Deixou a China em 1978, vive em Londres e escreveu (com o seu marido, o historiador Jon Halliday) a mais longa, exaustiva e polémica biografia do dirigente chinês.

Livros de Jung Chang...
  A Imperatriz Viúva

Nenhum comentário:

Postar um comentário