Destaques

0 No Longer a Slumdog + Opinião

No Longer A Slumdog

My rating: 5 of 5 stars


Este foi um excelente livro para ler na viragem do ano…mas o que foi para mim uma experiência é para estas crianças indianas o horror do dia-a-dia.

No Longer a Slumdog foi escrito pelo missionário K. P. Yohannan, presidente e fundador da Gospel for Asia (http://www.gfa.org) que reune um conjunto de pessoas fantásticas que dedicam os seus dias e as suas vidas a ajudar e a dar esperança às pessoas mais oprimidas do hemisfério oriental.

Em No Longer a Slumdog, K. P. Yohannan fala-nos especialmente das crianças que vivem sem aquilo que consideramos direitos primários: acolhimento, canalização básica, educação, cuidados de saúde, água potável, comida…e amor. Ao partilhar histórias reais de pessoas bem reais, este livro faz-nos compreender como somos, ainda assim, afortunados e quão injustas ou desmedidas podem ser as nossas queixas.

Na India, 50 milhões de crianças começam a trabalhar, em condições deploráveis, a partir dos 4 anos de idade, tentando sobreviver em agonia. O controlo do próprio destino foge-lhes das mãos já que, para muitos deles, a condição de Dalit é uma sentença vitalícia para uma vida triste, miserável, precária…e completamente injusta.
Apesar de proibida por lei, a descriminação baseada no sistema de castas da religião Hindu promove a segregação cruel dos Dalits, acorrentando-os a um ciclo para o qual a única solução de escape é a renúncia à religião Hindu e ao fatalismo que ela representa para as castas mais baixas.
Numa sociedade educada para temer e respeitar os membros de casta superior à sua e maltratar e desprezar indivíduos de castas inferiores, o sentido de violência contra os Dalits e manifestas humilhações públicas estão demasiado enraizadas para que se erga o véu da consciência, permitindo-lhes percepcionar que os Dalits também são humanos.

O mais difícil nesta leitura é encarar que não se trata de um livro de mera ficção. Aceitar que diariamente há crianças que são propositadamente mutiladas pelos seus exploradores para despertarem maior comoção nos transeuntes, auferindo maior esmola. Aceitar que para certas mães, vender um recém-nascido por 10 libras de arroz poderá ser sequer uma solução. Que há mães que tentam vender os seus bebés de porta em porta porque não têm nada para lhes dar para comer. Que existem no mundo crianças que comem lama para encher o estômago, no desespero da fome.

Relativamente a este livro, não «avalio» nada mais do que a triste e autêntica mensagem que nos transmite, e esta, associada ao trabalho que tem vindo a ser feito pela Gospel for Asia para ajudar tantas pessoas, arrebata todas as estrelas que poderia ter para lhe dar!


Se estiver interessado, a Gospel for Asia envia, sem qualquer custo, este livro para a sua morada bastando apenas que preencha alguns dados aqui. Além de No Longer a Slumdog, etá também disponível, totalmente grátis, o livro Revolution in World Missions aqui e bastante outros para download em pdf no site. Todos estes livros estão em inglês.

Frases Preferidas:

«I have heard it said that libertation comes through education»
«Through education, liberty won't be limited to the hands of the few»
«Let's not let what we can't do stop us from doing what we can do»
«Their little hearts suffer more pain than anyone should have to bera. Many children honestly believe they are worth less than a dog»
«Nobody made a greater mistake than he who did nothing because he could do only a little» ~ Edmund Burke
«Because we see and hear so much nowadays, soon our hearts stop hurting»

Sinopse:
«Ele trancava-me numa divisão pequena com os animais. Os dias transformaram-se em semanas e o meu estômago roncava. Ele nunca me dava o suficiente para comer», disse Nadish. «As semanas transdormaram-se em anos e o meu corpo doía. O trabalho era duro e nunca havia tempo suficiente para descansar. Os meses transformaram-se em anos e eu comecei a achar que isto nunca iria acabar.»
Mas através de um evento miraculoso, Nadish encontrou o seu caminho de volta para os braços amorosos da sua mãe. O novo livro do Dr. K. P. Yohannan, No Longer a Slumdog, revela a verdadeira existência de muitas crianças da Ásia do Sul, como Nadish. A mensagem é forte. Ele fala de ventos de mudança e de um movimento poderoso de Deus.
As histórias destas crianças contam como passaram de uma vida de sofrimento para encontrar a alegria, risos e um futuro brilhante. Apesar da aflição destas crianças, Yohannan mostra-nos que existe a oportunidade de mudança à medida que diversas crianças encontram uma nova vida no amor redentor de Deus.
No Longer a Slumdog inspira a fé de que é verdadeiramente possível um amanhã melhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário