Destaques

0 Os 10 melhores livros de 2012 | New York Times


Os editores do The New York Times Book Review seleccionaram os dez melhores livros deste ano, cinco na categoria de ficção e outros cinco de não ficção. 

Ficção:
Bring Up the Bodies (Wolf Hall, #2)Bring Up the Bodies de Hilary Mantel encontra-se entre os livros de ficção seleccionados. A escritora de origem inglesa, vencedora, entre outros prémios literários, do Man Booker Prize de 2009 com o livro Wolf Hall tem para já apenas traduzido para português este mesmo livro, Wolf Hall, editado pela Civilização Editora e que corresponde ao primeiro livro da série com o mesmo nome.
O segundo livro da série Wolf Hall, Bring Up the Bodies, traz-nos a continuação da história de Henrique VIII e Ana Bolena. Henrique está desapontado com a esposa por esta não lhe conseguir dar um fllho. Além disso, a inteligência aguçada e personalidade audaciosa de Ana Bolena levarão a que os antigos amigos de Henrique, bem como as famílias nobres de Inglaterra, se afastem dele. 
Quando Catarina morre no exílio, Ana fica exposta, sendo foco de intriga e malícia. 
Thomas Cromwell está pronto para a derrubar. Depois de três semanas aterradoras, Ana vê-se presa numa teia de conspiração enquanto a recatada Jane Seymour aguarada a sua vez pela envenenada aliança de matrimónio.
Mas nem Ana nem a sua poderosa família irão ceder sem lutar ferozmente.

Building StoriesBuilding Stories é um inovador romance gráfico composto por 14 elementos (panfletos, livros, páginas soltas,...) que, juntos, envolvem a história com conceitos de arte, sexo, família e solidão existencial de uma forma profunda e divertida. O autor, Chris Ware, não tem para já nenhum livro traduzido para o nosso idioma. 

A Hologram for the KingA Hologram for the King leva-nos até à Arábia Saudita na companhia de um homem de negócios americano de meia idade que aguarda por fechar o negócio que lhe permitirá redimir-se da sua vida sem sentido. Podemos contar com alguns livros de Dave Eggers já editados em Portugal, incluindo o recente Uma Obra Enternecedora de Assombroso Génio bem como O Sítio das Coisas Selvagens, já adaptado ao cinema. 

NWDepois de ter estado sete anos sem escrever, Zadie Smith surge com NW, que segue a amizade de duas mulheres que cresceram num programa de acolhimento, em Londres. As suas escolhas vão levá-las ao fracasso mas também à bem aventurada mudança à medida que verdades vão sendo reveladas. 

The Yellow BirdsThe Yellow Birds de Kevin Powers também foi um dos eleitos como livro do ano para 2012. Sendo ele próprio um veterano da Guerra do Iraque, o autor debruça-se sobre esse conflito naquele que é o seu primeiro livro. O pelotão dos jovens soldados Bartle e Murphy é destacado para lançar um massacre sobre a cidade de Al Tafar. Sem estarem preparados para o que irão presenciar, Bartle e Murphy, unidos desde o treino básico, farão de tudo para se protegerem um ao outro. Emocionalmente profundo, The Yellow Birds está destinado a tornar-se num clássico. 

Não Ficção:
Behind the Beautiful Forevers: Life, Death, And Hope In A Mumbai UndercityJá aqui tínhamos referido no blogue o livro Behind The Beautiful Forevers, de Katherine Boo, quando este foi premiado com o National Book Award deste ano. Com um relato rigoroso, este livro leva-nos até uma favela no Mumbai descrevendo os seus moradores com toda a sua humanidade e implacável glória. 

Far from the Tree: Parents, Children, and the Search for IdentityAndrew Solomon despendeu mais de uma década a estudar  os desafios, riscos e recompensas de educar crianças com «identidades horizontais», traços que eles não partilham com os pais. O resultado deste estudo é o fantástico livro Far From the Tree que mostra como famílias se tornaram mais fortes ou acabaram por se desmoronar completamente enquanto tentavam educar crianças prodígio, anões, esquizofrénicos, concebidas por violação, etc.

The Passage of Power (The Years of Lyndon Johnson, #4)The Passage of Power de Robert A. Caro é o quarto volume do trabalho The Years of Lyndon Johnson que explora os humilhantes anos de Johnson como vice-presidente quando este se viu excluído do círculo da Casa Branca de Kennedy e destituído de poder. 
The Patriarch: The Remarkable Life and Turbulent Times of Joseph P. Kennedy
The Patriarch, do historiador David Nasaw, levou seis anos a ficar completo. Um trabalho magistral que nos revela a história completa de Joseph P. Kennedy, o fundador da dinastia política mais famosa do século XX.

Why Does the World Exist?: An Existential Detective StoryUma boa questão, Why Does The World Exist? Em busca de uma resposta, Jim Holt leva os leitores numa viagem erudita desde Londres a Paris, até Austin, tomando nota de opiniões de diversos filósofos, cientistas e até romancistas que oferecem ainda soluções, sejam elas lógicas ou estranhamente místicas, mas que  garantem umas boas horas de entretenimento.



Fonte: The New York Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário