Destaques

0 Série Roma Sub Rosa

Sangue Romano


Roma Sub Rosa #1


Sangue RomanoEste é o primeiro volume da série policial "Roma sub- Rosa", cuja acção se desenrola na Roma Antiga. A acção desenrola-se na Primavera de 80 a.C., quando Gordiano o Descobridor é chamado à casa de Cícero, um jovem advogado e orador que se prepara para o seu primeiro caso de relevo. O cliente de Cícero é Sexto Róscio, um proprietário da Úmbria, acusado da morte do próprio pai. Gordiano vai deparar-se com uma nefasta teia de traições, falsidade e conspiração, típica daquela sociedade. E terá que se preparar para um espectacular desfecho deste terrível e intrincado caso.


Autor: Steven Saylor
Editor: Bertrand Editora (2008)
Género: Romance (Ficção Histórica/Mistério)
Páginas: 448
Original: Roman Blood (1991)




O Abraço de Némesis

Roma Sub Rosa #2

O Abraço de Némesis
No sul de Roma, fica situada a magnífica villa de Marco Lícinio Crasso, o mais rico cidadão romano. Quando o supervisor da propriedade é encontrado morto, Marco conclui que terão sido dois escravos pertencentes ao Movimento de Libertação de Escravos. Mas quando Gordiano, o Descobridor, é chamado para investigar, a realidade revela-se muito diferente.



Autor: Steven Saylor
Editor: Bertrand Editora (2008)
Género: Romance (Ficção Histórica/Mistério)
Páginas: 352
Original: Arms of Nemesis (1992)





O Enigma de Catilina

Roma Sub Rosa #3
O Enigma de Catilina Quando Gordiano, o Descobridor, fugiu das intrigas de Roma para a pacífica quinta situada na Etrúria, o seu brilhante patrono, Cícero, não o deixa desfrutar da paz adquirida e propõe-lhe uma enigmática missão: manter debaixo em vigilância o seu rival Catilina.Relutantemente Gordiano acede e, apesar das suas reservas, vê-se confrontado com o charme irresistível de Catilina, o qual começa a contragosto a admirar. As dúvidas começam a surgir na sua cabeça: poderá Catilina ser realmente capaz de conspirar contra a República? Ou será que as acusações de Cícero não passam de calúnias políticas?Confrontado com estas questões, Gordiano depara-se com um terrível mistério: de quem é o corpo decapitado que a filha de seis anos encontrou no estábulo da sua quinta? Quem terá sido o autor do crime?


Autor: Steven Saylor
Editor: Bertrand Editora (2008)
Género: Romance (Ficção Histórica/Mistério)
Páginas: -
Original: Catilina's Riddle (1993)



O Lance de Vénus

Rosa Sub Rosa #4
O Lance de VénusRoma, ano 56 a.C.: o grande general Pompeu conquistou o Oriente. Júlio César está a derrotar os gauleses. Apenas o Egipto, com os seus celeiros estratégicos e os vastos tesouros de ouro continuam a evitar o domínio de uma Roma que se torna cada vez mais corrupta à medida que a última geração da República romana cede a traições políticas, a litígios infinitos, a relações amorosas escandalosas e a assassinatos ocasionais. Gordiano, o Descobridor, é contactado por um velho amigo egípcio, Díon, que lhe pede auxílio por acreditar que a sua vida está em perigo. Pouco tempo depois, de sair de casa de Gordiano, Díon é assassinado em circunstâncias deveras misteriosas. Veneno, traições e segredos bem escondidos vão confrontar gordiano, que, desta vez, vai temer pela sua sobrevivência....


Autor: Steven Saylor
Editor: Bertrand Editora (2010)
Género: Romance (Ficção Histórica/Mistério)
Páginas: 408
Original: The Venus Throw (1995)


Crime na Via Ápia

Roma Sub Rosa #5

Crime na Via Ápia
Estamos no ano 52 a.C. A luz vibrante dos archotes projecta manhas sombrias nas imponentes paredes de mármore. O rumor da multidão ecoa pela rua. O corpo nu de Públio Clódio está prestes a ser carregado através das ruas fervilhantes de Roma. Públio, um nobre que se tornara um arruaceiro, fora assassinado na mais esplêndida estrada do mundo: a Via Ápia. Milo, o rival de Públio, surge como o suspeito natural daquele crime, desencadeando uma série de actos de vingança que conduzem a cidade à beira do caos. O julgamento deste processo irá contar com um dos mais astutos discursos de Cícero e de Marco António, por outro lado, Gordiano o Descobridor é contratado pelo próprio Pompeu para investigar a verdadeira causa deste crime. Com o Senado feito em cinzas, Gordiano, arriscando a vida, vê-se obrigado a regressar ao troço deserto da Via Ápia para descobrir a verdade e, assim, salvar uma cidade que sucumbe à sua própria glória e loucura.


Autor: Steven Saylor
Editor: Quetzal (2010)
Páginas: 488
Género: Romance (Ficção Histórica/Mistério)
Original: A Murder on the Appian Way (1994)

A Casa das Vestais 

Roma Sub Rosa #6

A Casa das Vestais
A Casa das Vestais parece especialmente concebida para os fãs de Gordiano, o Descobridor. Nesta incrível série de aventuras, o leitor fica a saber a história da infância de Eco (o filho adoptado por Gordiano), o passado de Betesda (primeiro escrava e depois esposa de Gordiano), como se iniciou a amizade entre Gordiano e Lúcio Cláudio, como foi que Gordiano adquiriu o seu fiel escravo Belbo e. não menos importante, a hostória de Roma, desde o fim da ditadura de Sula até à Revolta dos Escravos, liderada por Espártaco.


Autor: Steven Saylor
Editor: Bertrand Editora (2010)
Páginas: 488
Género: Romance (Ficção Histórica/Mistério)

Original: The House of The Vestals (1997)







Rubicão


Roma Sub Rosa #7

Rubicão
O sétimo livro da Série Sub Rosa começa com uma das personagens a dizer «Pompeu vai ficar muito lixado». Os estudiosos podem argumentar que não existe nenhuma evidência de que este sinónimo existisse em 49 a.C. mas o autor responderia certamente que a licença poética inclui fazer o que for preciso para aproximar o livro de um público mais moderno.

E, de facto, o cabecilha do senado romano estava muito lixado. Roma está à beira de outra guerra civil e as forças de Júlio Cesar e Marco António atravessaram o rio Rubicão e estão a marchar rumo à capital. Ainda por cima, um dos primos preferidos de Pompeu foi estrangulado até à morte. 
Antes de Pompeu fugir da cidade, ele pede ao maior detective de Roma, Gordiano, para resolver o mistério de um assassinato. Mas Pompeu tem motivos para não confiar em Gordiano, que possui uma aliança com César. Para forçar a sua lealdade, Pompeu procura o cunhado do detective e obriga-o a juntar-se ao seu exército, garantindo assim que o envolvimento de Gordiano no conflito que se aproxima será bastante pessoal. 
Confuso e preocupado, Gordiano atravessa Roma até à casa do seu antigo mentor e amigo, o poeta Cícero. Acordar deste pesadelo, sobreviver ao caos e resolvers este enigma irá representar a mais dura batalha de Gordiano até à altura. 


Autor: Steven Saylor
Editor: Quetzal (2001)
Páginas: 296
Género: Romance (Ficção Histórica/Mistério)

Original: Rubicon (1999)



Desaparecido em Massília


Roma Sub Rosa #8
Desaparecido em MassíliaO detective Gordiano está numa demanda pessoal para descobrir a verdade sobre o seu filho desaparecido, Meto. Imerso no meio da sagrenta guerra civil romana, Gordiano e o seu cunhado, Davus, sobrevivem aventura após aventura à medida que penetram na cidade gaulesa de Massila, murada contra a invasão romana. 

Existe alguma especulação que o filho adoptivo de Gordiano, que estará supostamente morto, terá traído César que encomendou a sua morte como castigo. Mas sem o aparecimento do cadáver, Gordiano não consegue acreditar que Meto está realmente morto. 

Os laços entre pais e filhos - as suas traições, promessas e legados - desempenham um papel chave no enredo deste livro. 





Autor: Steven Saylor

Editor: Quetzal (2002)

Páginas: 296

Género: Romance (Ficção Hitórica/Mistério)

Original: Last Seen in Massilia (2000)




Névoa de Profecias

Roma Sub Rosa #9
Névoa de Profecias
No ano 48 a. C., e depois da sua aventura em Massília, Gordiano regressa à relativa paz da cidade de Roma - relativa porque a guerra civil entre as forças leais a Pompeu e Júlio César continua a minar o futuro do Império romano, com traições macabras e manobras mercenárias. Neste cenário tentador e traiçoeiro, uma jovem vidente, de uma beleza invulgar, atravessa cambaleante as ruas do mercado e vem cair morta nos braços de Gordiano, o Descobridor. Apesar de sofrer um possível estado de loucura e de não possuir qualquer memória do seu próprio passado, Cassandra - alcunha que recebeu em memória da mítica personagem troiana - parecia possuir o verdadeiro Dom da profetização. Pelo poder de antevisão há muito em Roma, capazes de pagar um preço bem alto, ou até mesmo de matar. Cassandra tornara-se confidente de mulheres de ricos e poderosos, até ser vítima de um perigoso assassino. Apesar de estar oficialmente reformado, Gordiano envolve-se emocionalmente e profissionalmente neste mistério, decidindo descobrir quem era Cassandra, e sobretudo quem a quis silenciar para sempre.


Autor: Steven Saylor
Editor: Quetzal (2003)
Páginas: 298
Género: Romance (Ficção Histórica/Mistério)
Original: A Mist of Prophecies (2002)

A Sentença de César

Roma Sub Rosa #10
A Sentença de CésarProsseguem as aventuras de Gordiano, o Descobridor. Agora no ano 48 a.c. a rivalidade entre César e Pompeu pelo domínio do mundo dura já há vários anos. Ambos centram a sua atenção no Egipto, para onde Pompeu dirige uma última e desesperada investida, enquanto Júlio César vive com Cleópatra um romance que ficará para a história. É neste intenso cenário de intriga e traição que Gordiano, em busca de uma cura milagrosa para a sua mulher moribunda, Betesda, depara com um factor completamente inesperado: o filho que deserdou é acusado de homicídio. Afinal, a sentença de César encerra o destino do filho de Gordiano.


Autor: Steven Saylor
Editor: Bertrand Editora (2010)
Páginas: 400
Género: Romance (Ficção Histórica/Mistério)
Original: The Judgment of Caesar (2004)






Um Gladiador Só Morre Uma Vez


Roma Sub Rosa #11

Estas novas aventuras de Gordiano, o Descobridor, cobrem a fase inicial da brilhante carreira do detective
em plena Roma antiga, num momento em que a mulher, Bethesda, era ainda sua escrava, e o filho, Eco, um rapazinho mudo, oferecendo aos seus fãs a possibilidade de assistir ao crescimento importantes relações pessoais e políticas, incluindo a de Gordiano com o legendário orador Cícero.

Autor: Steven Saylor
Editor: Bertrand Editora
Páginas: 264
Género: Romance (Ficção Histórica/Mistério)
Original: A Gladiator Dies Only Once: The Further Investigations of Gordianus the Finder (2005)









O Triunfo de César


Roma Sub Rosa #12


O Triunfo de César
A guerra civil acabou: Pompeu está morto, o Egipto está sob o controlo de Cleópatra, e Júlio César regressou a Roma. Nomeado Ditador pelo Senado, correm rumores de que César pretende ser coroado Rei, o primeiro que Roma teria desde há muito. Mas César ainda tem inimigos, e por isso a sua mulher Calpúrnia, receosa pela vida do marido, contrata um grande amigo de Gordiano, o Descobridor, para investigar um possível golpe. Porém, quando essa pessoa é assassinada à porta da casa de Calpúrnia, Gordiano vê-se obrigado a colaborar, mesmo não gostando de César, nem que seja apenas para descobrir quem matou o seu amigo. Mas uma vez iniciada a investigação, armadilhas e perigos espreitam na sombra, não ajudando a descobrir quem estará em perigo e, mais importante, onde se irá parar...



Autor: Steven Saylor
Editor: Bertrand Editora (2008)
Páginas: 272
Género: Romance (Ficção Histórica/Mistério)
Original: The Triumph of Caesar (2010)




Sobre o Autor...
Steven Saylor sempre se deixou fascinar por tudo o que se refira à antiguidade clássica. Fascínio este que, diz o próprio, começou nos grandes épicos do cinema (Cleópatra, Espartacus, Ben-Hur) que povoaram a sua infância, e que depois se consolidou com a sua licenciatura em História pela Universidade do Texas, passando pelas suas participações no canal História como perito em política e cultura romanas.

Além da Série «Roma Sub Rosa», Steven Saylor é também autor da Série «Roma», composta por dois títulos: «Roma» e «Império»!

Acompanhe o trabalho do escritor através da sua página no Facebook ou fique a conhecê-lo melhor no seu site oficial.


ImpérioRoma


Nenhum comentário:

Postar um comentário