Destaques

0 As Cinquenta Sombras Livre - Opinião

As Cinquenta Sombras Livre by E.L. James
My rating: 4 of 5 stars

As Cinquenta Sombras Livre (Fifty Shades, #3)
E. L. James fez, de facto, «do comum, extraordinário».

O último livro acabou por fazer com que toda a trilogia valesse a pena e E. L. James conseguiu redimir-se do segundo livro que eu desgostei tanto mas que, compreendo agora, foi necessário para consolidar o argumento e dar complexidade e realismo ao caracter das personagens.

O fim é agradavelmente (e estranhamente) comum…Não sei se era bem disto que estava à espera, mas fiquei satisfeita… e em paz com Mr. Grey…a quem me apeteceu tanto atropelar com o 206 da Carris…e com a Mrs. Grey…a quem me apeteceu tanto abrir a caixa craniana para confirmar que não estava desabitada e que o Hannibal Lecter não tinha andado por ali a fazer das dele…

Não vejo só sexo quando recordo estes livros - acredito que foi por isso que venderam tanto e que foi isso que levou a autora a puxar tanto para essa vertente (até parece que os 3 livros têm a palavra «negócio» a piscar em luzes néon), mas fê-lo com intensidade… e quer se aprovem/gostem, ou não, as ditas práticas sexuais penso que é neste ponto que nos devemos focar na avaliação do livro: a história não é de todo forte ou original, mas o seu desenvolvimento é enérgico, envolvente e intenso.

E como disse, não é só sexo - mostra-nos que o amor pode crescer nos locais mais escuros e desenvolver-se onde não há esperança. Que tem poder para curar, para alterar perspectivas, modos de vida, prioridades… - que o amor tem a capacidade, no presente, de nos conciliar com o passado.

E, caramba, façamos sexo pelo caminho que é bom e dá saúde!

Lamento que E. L. James se tenha deslumbrado tanto com as personagens que criou e que isso manche os livros ao longo do seu desenvolvimento…e lamento também que a edição do texto não tenha sido tão assertiva como deveria, deixando a escrita muito pouco melodiosa e fluída. Mas ainda assim, pela experiência de observar o forte desenvolvimento e crescimento interior destas personagens, acredito que vale a pena dar uma hipótese à trilogia.

Eu, pelo menos, estou muito satisfeita por o ter feito!


Nenhum comentário:

Postar um comentário