Destaques

0 Escravas

Filhas de pai iemenita e mãe britânica, Zana e Nadia nasceram em Inglaterra, onde viveram até ao dia em que o pai lhes propôs uma visita ao Iémen. As irmãs acreditaram estar perante umas férias de sonho: iam conhecer a família paterna e o país sobre o qual ouviam histórias desde meninas. 
O que se seguiu, foi um pesadelo. No Iémen, foram separadas e casadas à força com desconhecidos. A viver em condições sub-humanas numa cultura à qual eram alheias, transformaram-se no alvo preferido dos aldeões. Após oito anos de agonia, Zana fugiu. Mas o preço que pagou pela sua liberdade foi tremendo: teve de abandonar o seu filho, Marcus. Nadia não conseguiu. Por amor aos filhos, ficou e resignou-se à escravidão. 
Zana e a mãe, Miriam, fizeram então uma promessa: trazer Nadia e os filhos de ambas para Inglaterra. Acreditavam que os homens da sua família e os governos dos dois países tomariam uma atitude. Estavam enganadas. Para ambas, começava mais um longo calvário. Perante a indiferença da comunidade internacional, Nadia continua cativa no Iémen. Zana e Miriam não desistem da sua luta.Escravas é um pedido de ajuda. Um grito de revolta. Um documento fundamental sobre uma das práticas mais aberrantes do mundo contemporâneo.


Autor: Zana Muhsen
Editor: Edições Asa (Outubro, 2012)
Género: Biografia
Páginas: 656


Sobre a autora...
Zana Muhsen nasceu em Birmingham, de pai iemenita e mãe inglesa. Foi vendida pelo pai e casou à força no Iémen, onde foi sujeita a humilhações e violência numa aldeia remota. Oito anos depois conseguiu fugir, mas teve de deixar para trás o seu filho Marcus e a sua irmã Nadia, a quem prometeu que faria de tudo para os libertar.
Além de «Escravas», Zana é também autora de «Vendidas» e de «Uma Promessa a Nadia».

Nenhum comentário:

Postar um comentário