Destaques

0 Joanne Harris


Escritora franco-inglesa, Joanne Michèle Sylvie Harris nasceu a 3 de Julho de 1964, em Yorkshire. Filha de pai inglês e mãe francesa, ambos professores, cresceu sentindo-se deslocada por força do seu bilinguismo, num meio adverso ao cosmopolitismo. 

Refugiou-se portanto na leitura, que povoou a sua fantasia de amigos imaginários, sobretudo nos primeiros dez anos da sua vida. Estudou no Wakesfield Girl's High e no Barnsley Sixth Form College. Passou grande parte da sua adolescência a escrever, imitando os seus autores favoritos, à procura do seu próprio estilo. 

Ao terminar o ensino secundário, ingressou no St. Catherine's College de Cambridge, onde se diplomou em Línguas e Literaturas Medievais e Modernas, Variante de Estudos Franceses e Alemães. Neste período envolveu-se em algumas actividades extra-curriculares, como a prática do Ju-Jitsu e a música, chegando a actuar em vários bares de Cambridge com o seu baixo. 

Antes de responder à vocação familiar do ensino, passou por uma breve fase em que trabalhou como guarda-livros e como música. Começou depois a ensinar Francês na Leeds Grammar School e, mais tarde, Literatura Francesa na Universidade de Sheffield. Em 1989 publicou o seu primeiro romance, The Evil Seed.

Além de romances, Joanne Harris é também autora de dois livros de culinária: «Cozinha Francesa» (2003) e «Do Mercado Para A Sua Mesa» 2007). 

A publicação da série «Chocolat» ficará completa em Setembro de 2012, com a publicação do terceiro volume, «O Aroma das Especiarias». Relativamente à série «Runemarks», composta por dois livros, apenas o primeiro volume, «A Marca das Runas», está publicado em Portugal. O segundo volume desta série chama-se «Runelight» e foi publicado originalmente o ano passado. 

Livros de Joanne Harris 




             

Nenhum comentário:

Postar um comentário