Destaques

0 Desconhecidos

Paul Sturgis está reformado e vive sozinho em South Kensington. Dá passeios e come fora sozinho, mas sente prazer em pequenas conversas com desconhecidos. A sua única relação é uma prima viúva a quem visita aos domingos. Incapaz de encontrar sentido na sua natureza solitária e com receio de morrer entre desconhecidos, pergunta-se se não estará preparado para ter uma companhia. Mas um encontro de acaso com uma antiga namorada e o facto de travar conhecimento em Veneza com uma mulher mais jovem, recém-divorciada, forçam-no a decidir como (e com quem) irá passar o resto dos seus dias…

Autor: Anita Brookner
Editor: Bertrand Editora
Páginas: 216
Original: Strangers (2009)


Sobre a Autora:
Anita Brookner nasceu em Londres e licenciou-se em História da Arte, tendo-se especializado na pintura dos séculos XVIII e XIX. Foi a primeira mulher distinguida com o cargo de slade professor na Universidade de Cambridge. Crítica de arte conceituada, é autora de vários trabalhos publicados sobre o tema.
A partir dos anos 80 enveredou pela literatura tendo rapidamente sido considerada uma das maiores escritoras contemporâneas do Reino Unido. O seu romance "Hotel du Lac" foi galardoado, em 1984, com um dos mais prestigiantes prémios literários, o Booker Prize. Comparada frequentemente a Jane Austen ou Virginia Woolf, as personagens dos seus romances são quase exclusivamente femininas: são, em geral, mulheres que, após terem recebido uma educação tradicional, se vêem confrontadas com um mundo em perfeita mudança que lhes atribui um papel para o qual, nem sempre estão psicologicamente preparadas para assumir.


Livros de Anita Brookner
Hotel du Lac (2011)
Bertrand Editora (200 páginas)
Para a atmosfera rarefeita do Hotel du Lac entra, timidamente, Edith Hope, autora de romances de amor e detentora de sonhos modestos. Edith fora exilada de sua casa depois de se ter envergonhado a si e aos seus amigos. Recusou-se a sacrificar os seus ideais e manteve-se, teimosamente, solteira. Mas entre as mulheres mimadas e a pequena nobreza, Edith encontra o senhor Neville e renova-se a sua oportunidade de fugir a uma vida humilhante de solteira…

As Regras do Compromisso (2006)
Ulisseia (224 páginas)
Elizabeth e Betsy foram colegas de escola. Nascidas em 1948, impreparadas para o vendaval dos anos 60, ambas alimentavam grandes esperanças quanto ao futuro. Quando retomam o contacto, trinta anos depois, Elizabeth está casada com um homem mais velho, e compensa o tédio de um casamento sem filhos e sem paixão com uma relação extra-conjugal. Betsy, a mais livre e emotiva das duas, fora viver para Paris apaixonando-se por um jovem contestatário que leva consigo para Inglaterra. Agora que voltam a estar juntas, irão as vidas das duas amigar tomar um novo rumo, ou será que ambas vão testar a resistência da sua amizade com a disputa de um homem que parece trazer consigo uma promessa de libertação?

Visitas (2005)
Casa das Letras (254 páginas)
A vida de Dorothea May tem sido, após a viuvez, uma longa e discreta reclusão. O seu mundo, cuidadosamente protegido pela solidão, é subitamente ameaçado quando, devido a um inesperado casamento de um familiar, terá de albergar em sua casa Steve, o padrinho da noiva. A companhia despreocupada e folgada deste jovem faz Dorothea sentir um doloroso conflito de gerações e, simultaneamente, ver-se confrontada com as memórias da sua própria juventude e com alguns segredos familiares já há muito esquecidos. O convívio com esta juventude irrequieta leva-a a encarar o futuro de modo diferente e, simultaneamente a repensar o passado. Uma escrita sentida e delicada, uma perfeita caracterização das personagens e um conhecimento excepcional do comportamento humano estão combinados nesta excelente obra, que levou The New York Times Book Review a afirmar: "Se Henry James estivesse por cá, o único escritor que ele leria com total aprovação seria Anita Brookner."

A Baía dos Anjos (2005)
Casa das Letras (230 páginas)
Zoe Cunningham é uma jovem inteligente, independente, mas que encara a vida com demasiado romantismo. O casamento de sua mãe com Simon, um homem meigo, generoso e proprietário de uma villa em Nice, possibilitou-lhe a concretização de um sonho: uma vida independente, despreocupada, livre, desafogada... em suma, uma vida feliz. Só que Simon morre tragicamente e com ele o ideal de vida destas duas mulheres. Sozinha, longe de casa, rodeada de estranhos, enfrentando problemas jamais imaginados e caminhos nunca percorridos, Zoe vai ter de assumir responsabilidades até então não sonhadas. Afinal, a vida não é o conto de fadas que sempre idealizou!...

Fraude (1995)
Bertrand Editora (226 páginas)

Uma Amiga de Inglaterra (1993)
Difel (192 páginas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário