Destaques

0 José Saramago


> Dramaturgo, poeta e romancista <

José de Sousa Saramago  nasceu em Azinhaga a 16 de Novembro de 1922. As dificuldades financeiras da família não lhe permitiriam ir além da conclusão do secundário.

Aos 25 anos de idade publica o seu primeiro romance, «Terra do Pecado». O segundo, «Clarabóia», foi rejeitado pelo editor, mas Saramago não desiste e, trocando a prosa pela poesia, escreve «Os Poemas Possíveis» e no espaço de cinco anos publica mais dois livros de poesia - «Provavelmente Alegria» em 1970 e «O Ano de 1993» em 1975. 

Aquando da sua demissão do Diário de Notícias, Saramago resolve dedicar-se em exclusivo à literatura.

 "(…) Estava à espera de que as pedras do puzzle do destino – supondo-se que haja destino, não creio que haja – se organizassem. É preciso que cada um de nós ponha a sua própria pedra, e a que eu pus foi esta: "Não vou procurar trabalho" 

Assim, em 1982 é publicado o aclamado «Memorial do Convento», seguido de «O Ano da Morte de Ricardo Reis» em 1984, «A Jangada de Pedra» em 1986, «História do Cerco de Lisboa» em 1989 e «O Envangelho Segundo Jesus Cristo» em 1991. Entre 1995 e 2005, o escritor publica mais seis romances. 

Recorrendo a um estilo oral na sua escrita, onde põe em destaque a vivacidade da comunicação, Saramago ficou conhecido pela utilização muito pouco convencional da pontuação e frases compridas onde são inseridos os diálogos das próprias personagens. Este estilo permite um fluxo de consciência que leva o leitor a confundir diálogos com pensamentos. 

Um dos autores portugueses contemporâneos mais conhecido e distinguido internacionalmente, Saramago viu a sua obra ser reconhecida com a atribuição do Prémio Camões, o prémio literário de maior importância da língua portuguesa, e com o Prémio Nobel da Literatura de 1998.

José Saramago faleceu no dia 18 de Junho de 2010, aos 87 anos de idade. 


«Não sou pessimista. O mundo é que é péssimo.»
«O mundo é tão bonito e eu tenho tanta pena de morrer.»
José Saramago
Lista de Livros



Nenhum comentário:

Postar um comentário