0 Este Outono/Inverno: Livros que deram Filmes!
Etiquetas:
Notícias
Durante o próximo outono e inverno, irão chegar às salas de cinema várias adaptações de bestsellers literários, tanto clássicos como contemporâneos, que farão as delícias tanto de quem já leu estes livros como de quem ainda não teve a oportunidade.
A 29 de Novembro chega-nos «A Vida de Pi», baseado no livro de Yann Martel de 2001, com Gérard Depardieu.
A 6 de Dezembro podemos contar com a estreia da adaptação do maravilhoso clássico de 1877 de Tolstoy: «Anna Karenina», com a actriz de «Os Piratas das Caraíbas», Keira Knightley e Jude Law, o famoso Dr. Watson, o eterno ajudante de Sherlock Holmes.
A tão esperada primeira parte de «Hobbit», do autor de «O Senhor dos Anéis» - J. R. R. Tolkien, estreia a 13 de Dezembro! Elijah Wood, Frodo, junta-se mais uma vez a Cate Clanchett, Galadriel, a Hugo Weaving, Elrond, a Orlando Bloom, Legolas, a Ian McKellen, Gandalf, a Andy Serkis, Gollum, e a Christopher Lee, Saruman. Podemos ainda contar com Martin Freeman; Evangeline Lilly, da série «Lost» e Billy Connolly.
«Cloud Atlas» estreia em Portugal a 20 de Dezembro. Este filme conta com a participação de Tom Hanks, que dispensa apresentações; Halle Berry, a Storm de «X-Men»; Susan Sarandon, de Thelma e Louise; e Hugh Grant, de Nothing Hill.
Na última quinta-feira do ano, dia 27 de Dezembro, estreia «The Paperboy». Baseado no livro de Pete Dexter, este filme conta com Zac Efron, conhecido pelo seu papel em Highschool Musical da Disney; Matthew McConaughey, de «Como Perder um Homem em 10 Dias»; John Cusack, de «Queres ser John Malcovich?» e Nicole Kidman.
Apesar de ter estreia prevista para Dezembro nos Estados Unidos, «Os Miseráveis» não tem ainda estreia marcada em Portugal. Este musical conta com a participação de diversos actores de renome, como: Anne Hathaway, do recente Batman (O Cavaleiro das Trevas Renasce) que participou também recentemente numa outra adaptação de um livro ao cinema em «Um Dia»; Sacha Baron Cohen, de filmes como Borat e O Ditador; Amanda Seyfried, conhecida pela sua participação num outro musical - «Mamma Mia!»; o Wolverine, de «X-men», Hugh Jackman; e ainda Russel Crowe e a excêntrica Helena Bonham Carter.
E como ainda vamos a tempo de ler alguns destes livros, aqui ficam as respectivas sinopses! :D
Nota: o livro «The Paperboy» não tem publicação em português.
A Vida de Pi
Livro recomendado no programa de português do 8º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade II
Quando Pi tem dezasseis anos, a família decide emigrar para a América do Norte num navio cargueiro juntamente com os habitantes do zoo. Porém, o navio afunda-se logo nos primeiros dias de viagem. Pi vê-se na imensidão do Pacífico a bordo de um salva-vidas acompanhado de uma hiena, um orangotango, uma zebra ferida e um tigre de Bengala. Em breve restarão apenas Pi e o tigre.
Publicado em Portugal pela Difel em 2003, A Vida de Pi valeu a Yann Martel o Man Booker Prize de 2002, entre outros prémios, e figurou como bestseller do New York Times durante mais de um ano. Sete anos após a primeira edição, a obra ocupa a 74ª posição no top de ficção da Amazon americana e o 99º lugar na tabela de vendas da amazon inglesa. A Vida de Pi encontra-se publicada em mais de 40 países.
Autor: Yann Martel
Editor: Editorial Presença (2011)
Páginas: 326
Original: Life of Pi (2001)
Anna Karenina
Livro recomendado para os 10º, 11º e 12º anos de escolaridade, destinado a leitura autónoma.
«Embora seja uma das maiores histórias de amor da literatura mundial,Anna Karénina não é apenas um romance de aventura. Verdadeiramente interessado por temas morais, Tolstoi era um eterno preocupado com questões que são importantes para a humanidade em todas as épocas. Bom, há uma questão moral em Anna Karénina, embora não aquela que o leitor habitual possa crer que seja. Esta moral não é certamente o ter cometido adultério, Anna pagou por isso (num sentido vago pode dizer-se que é esta a moral do final de Madame Bovary). Não é isto, seguramente, por razões óbvias: se Anna ficasse com Karenin e escondesse do mundo o seu affair, não pagaria por isso primeiro com a felicidade e depois com a própria vida. Anna não foi castigada pelo seu pecado (podia muito bem ter-se safado deste) nem por violar as convenções da sociedade, muito temporais como aliás são todas as convenções e sem ter nada a ver com as eternas exigências da moralidade. Qual era então a «mensagem» moral que Tolstoi queria passar neste romance? Entendemo-la melhor se olharmos o resto do livro e compararmos a história de Lévin e Kiti com a de Vronski e Anna. O casamento de Lévin é baseado num conceito metafísico, não apenas físico, do amor, na boa-vontade e no sacrifício, no respeito mútuo. A aliança Anna-Vronski é fundada apenas no amor carnal e é aqui que reside a sua ruína.»
Do Posfácio, de Vladimir Nabokov.
O Hobbit
O Hobbit é a história das aventuras de um grupo de anões que vão à procura de um tesouro guardado por um terrível dragão.
São relutantemente acompanhados por Bilbo Baggins, um hobbit apreciador do conforto e vida calma. Encontros com elfos, gnomos e aranhas gigantes, conversas com o dragão, Smaug, o Magnífico, e a presença involuntária na Batalha dos Cinco Exércitos são algumas das experiências por que Bilbo passará. O Hobbit é não só uma história maravilhosa como o prelúdio a O Senhor dos Anéis.
Autor: J. R. R. Tolkien
Editor: Europa-América (2001)
Páginas: 264
Original: The Hobbit of There and Back Again (1937)
Cloud Atlas - Atlas das Nuvens
Um viajante forçado a atravessar o oceano Pacífico em 1850; um jovem compositor deserdado, conquistando à força de tortuosas invenções um modo de vida precário num solar da Bélgica, entre a Primeira e a Segunda Grande Guerra; uma jornalista com princípios morais na Califórnia do governador Reagan; um editor menor fugindo aos seus credores mafiosos; o testamento de uma «criada de restaurante» geneticamente modificada, ditado na ala da morte; e Zachry, jovem ilhéu do Pacífico que assiste ao crepúsculo da Ciência e da Civilização: são os narradores de ATLAS DAS NUVENS, que escutam os ecos uns dos outros através dos corredores da história e vêem os seus destinos alterados de várias maneiras.
Os Miseráveis
Livro recomendado para os 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, destinado a leitura autónoma.
Numa noite de Outubro de 1815, um homem exausto e esfomeado entra a pé na cidade de Digne.
Expulso das estalagens, e tendo já perdido todas as esperanças de encontrar uma cama para passar a noite, Jean Valjean bate à porta de uma casa. Ao entrar, anuncia: Anciãos, fiquem a saber que eu sou um condenado! Passei dezanove anos nos trabalhos forçados em Toulon.
Ao ouvir estas palavras, o seu anfitrião, Monsenhor Myriel, manda acrescentar um talher na mesa e vai buscar dois belos candelabros de prata.
De manhã, o condenado foge depois de roubar o seu benfeitor.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário