Destaques

0 A Autora: Katherine Neville


Após a faculdade, Neville foi para Nova Iorque e entrou no crescente e inovador ramo informático. Nos primeiros cinco anos o seu trabalho era diverso; fazia programas para as bolsas e para a indústria dos transportes, desenvolvia sistemas ferroviários e transporte marítimo. A sua carreira em informática e subsequentes interesses levá-la-iam a visitar países nos três continentes, bem como metade dos Estados Unidos. 
Nos anos setenta, Neville foi para o Norte de África como consultora internacional para o governo da Argélia, e era aí que vivia quando o embargo de petróleo OPEC aconteceu. Estas experiências levaram-na a ter uma visão muito próxim da turbulência provocada globalmente devido à mudança no poder económico desde o confronto da Guerra Fria até ao terceiro mundo. E esta foi a base para o seu primeiro romance, «O Oito», um clássico traduzido para mais de 40 línguas!
Enquanto estudante ou entre um trabalho e outro, Neville frequentemente ganhava dinheiro a pintar retratos ou como modelo. Estas actividades, junto com o trabalho próximo com fotógrafos, ajudaram-na a desenvolver as suas próprias habilidades fotográficas. Quando regressou do Norte de África e se viu confrontada com a escassez de emprego na área informática, Neville começou o seu próprio negócio de fotografia, operando durante vários anos como uma das primeiras mulheres a trabalhar como fotógrafas comerciais no Colorado. 
No final dos anos 70, graças ao seu trabalho anterior no ramo da energia, Neville foi chamada pelo Departamento de Energia de Idaho para ajudar a desenvolver métodos que permitissem identificar e gerir resíduos tóxicos. Esta experiência viria a ser a base do seu livro «The Magic Circle» de 1998, um romance sobre Urânio, as Montanhas Rochosas, Russos e o milénio. Em 1980, Neville mudou-se para São Francisco onde trabalhou durante dez anos, tornando-se vice-presidente do Banco da América - inspirando-se para o livro «A Calculated Risk» de 1992. 
Aos quarenta anos, Neville deixou o mundo dos computadores e mudou-se para a Europa com o seu melhor amigo e cara-metade Karl Pribram, o cientista internacionalmente famoso pela sua teoria holográfica sobre o armazenamento de memória e pela sua descoberta das funções cerebrais no sistema límbico e lobo frontal. 
De regresso à América, em 2008, Neville publicou a tão esperada sequela de «O Oito» - «O Fogo». Este livro passou mais de seis semanas na lista de bestsellers e foi traduzido para mais de 20 idiomas. 
Actualmente, Neville e Pribram vivem em Virgínia e Washington D. C., juntamente com os gatos Tyger e Alfredo, onde Katherine continua a sua pesquisa para o próximo romance sobre pintores...



Obras Publicadas:

1 - O Oito (1988)

A história da fabulosa demanda por um conjunto de xadrez de prata e ouro, cravejado de pedras preciosas, que pertenceu a Carlos Magno. Foi enterrado por mil anos. No início da Revolução Francesa, quando os soldados começam a saquear abadias e mosteiros, o conjunto de xadrez é desenterrado de uma abadia nos Pirinéus e espalhado por todo o mundo. Isto inicia uma busca de 200 anos por todo o globo, desde os anos de 1790 da Revolução Francesa até aos anos de 1970 com o embargo da OPEC, com 64 personagens (32 históricas e 32 contemporâneas), todas à procura das peças que compõem o xadrez. 

2 - A Calculated Risk (1992) 

Verity Banks, irritada porque os seus patrões se recusam a reforçar a segurança do banco, decide derrubar o maior banco do mundo, juntamente com os sistemas de transferência de dinheiro internacionais e as bolsas de valor. Uma história de corrupção, ganância e duplicidade dentro da área financeira. 

3 - Magic Circle (1988)

Este livro avança e recua, desde a instauração do Império Romano até à queda do Muro de Berlim. Começando em 32 a. C. durante a última semana da vida de Jesus, acontecimentos tomam lugar em todo o mundo, em antecipação à contagem decrescente para o novo Aeon - o ponto de viragem de um ciclo astronómico de 2000 anos. Com que tipo de problemas é ameaçado Pôncio Pilatos na Judeia? Com o que se preocupam os imperadores romanos? O que estão os druidas celtas a preparar? Então, em 1989, no aproximar de um novo Aeon a perita Ariel Behn descobre que o seu primo preferido, Sam, foi assassinado deixando para trás um conjunto de manuscritos antigos, datados de uma época anterior a Jesus. Estes documentos contêm a chave para os segredos que os tiranos procuram há dois milénios, segredos que irão alterar o futuro do mundo. 

4 - O Fogo (2008)

Os acontecimentos de «O Fogo» ocorrem trinta anos depois do que aconteceu em «O Oito», quando a Rainha Negra reaparece na Rússia. Os filhos das personagens do volume anterior desconhecem a demanda dos pais, mas são atraídos para ela ainda assim - e "O Jogo" vai recomeçar. Em 1822, no início da guerra pela independência grega, Haidee, filha do poderoso Ali Pascha, consegue tirar a peça mais valiosa do conjunto de xadrez da Albania, mesmo debaixo dos narizes dos turcos. Em 2003, a criança prodígio do xadrez, Alexandra Solarin, regressa a Washington DC, ficando a conhecer a ligação entre o tabuleiro de xadrez e a chave para a antiga cidade de Bagdade: o mesmo lugar onde, duzentos anos antes, o xadrez mágico de Carlos Magno foi criado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário