Destaques

0 O Tribunal das Almas - Donato Carrisi

«Estava à tua procura. Encontrei-te. És a pessoa certa... Agora, mata!» 

«Marcus é um homem sem passado. A sua especialidade: analisar as cenas de crime para reconhecer o Mal nos pequenos detalhes e solucionar homicídios aparentemente perfeitos. Há um ano, foi gravemente ferido e perdeu a memória. Hoje, é o único que poderá salvar uma jovem desaparecida. Este peculiar investigador enfrenta, porém, um desafio ainda maior: alguém está a usar o arquivo criminal da Igreja para revelar a verdade sobre crimes nunca oficialmente resolvidos. Assassinos são colocados perante os familiares das vítimas. Será, passado tanto tempo, saciado o desejo de vingança? Passarão os inocentes a culpados? Ou será, finalmente, feita justiça?»

AutorDonato Carrisi 
EditoraPorto Editora (2012)
Páginas: 424


Opinião:
O «Tribunal das Almas» é, em absoluto, maravilhoso!

Não vou resumir ou sequer falar sobre a história deste livro porque não quero, de forma alguma, estragar a formidável experiência que é lê-lo!

Donato comprova neste segundo trabalho literário que é, sem sombra de dúvida, um argumentista fantástico - arrasta-nos para o seu enredo, puxando-nos cada vez mais para as suas profundezas; confunde-nos constantemente, com rara mestria; apimenta-nos o interesse a cada frase perturbadora...surpreende-nos com revelações inesperadas...

Este é, no entanto, um livro para ser lido com atenção - o enredo é complicado e pode, em certos pontos, tornar-se confuso. Carrisi interliga e encadeia muito bem acontecimentos (que nos pareciam completamente independentes) e personagens (que nos pareciam completamente alheias umas das outras). O final não é, de todo, previsível: passamos a maior parte do tempo às escuras sobre tudo, inclusivamente sobre o verdadeiro carácter das várias personagens...passamos a desconfiar de tudo e de todos...a ver a perversão...O Mal... em cada esquina; porque «o Diabo só existe porque os homens são malvados».

Comparativamente ao primeiro livro de Donato, «O Sopro do Mal», «O Tribunal das Almas» parece-me mais forte, mais consolidado, mais bem pensado e estruturado...e igualmente interessante. Donato peca apenas pelo recurso excessivo a frases bastante curtas - o que funciona muito bem nas partes de roer as unhas mas que não beneficia, em nada, o resto do livro. A caracterização não é uma componente forte nos livros de Donato Carrisi, o que é compreensível, já que cortaria bastante o ritmo da leitura.

...E bem ao estilo de Donato - disse muito, mas não revelei nada. Este é um livro que só mesmo lendo podemos perceber o quão maravilhoso é!


Frases Preferidas:
«O Bem tem um preço (...), o Mal é grátis.»
«O Diabo só existe poque os homens são malvados.»
Deus sabe, por vezes, ser grandioso nas pequenas vinganças.» 


Nenhum comentário:

Postar um comentário