Destaques

0 Manifesto dos Animais ~ de Marc Bekoff


Manifesto dos Animais ~ de Marc Bekoff


O paradigma actual não funciona! Seis razões essenciais para mudarmos a forma como tratamos os animais. 

Marc Bekoff, o maior especialista do mundo em emoções animais, mostra-nos que melhorar a forma como tratamos os animais implica repensar muitas das nossas decisões diárias e «expandirmos a nossa pegada de compaixão.»
Demonstra que os animais experimentam um vasto leque de emoções, incluindo a empatia e a compaixão, e que sabem distinguir claramente o certo do errado. 
Impelido por imperativos morais e pelas realidades ambientais que nos pressionam, Bekoff apresenta seis razões essenciais para mudarmos a forma como tratamos os animais - estejam eles em quintas industriais, em laboratórios, em circos, ou na nossa natureza ameaçada:

1 - Todos os animais partilham a Terra e temos de coexistir. 
2 - Os animais pensam e sentem. 
3 - Os animais têm e merecem compaixão. 
4 - A ligação origina respeito, a alienação origina desrespeito. 
5 - O nosso mundo não tem compaixão para com os animais. 6 - Agir com compaixão ajuda todos os seres e o nosso mundo. 

Se os animais falassem, seria este, positivamente, o seu Manifesto.

Autor: Marc Bekoff
Editora: Estrela Polar (2010)
N.º de Páginas: 239
Título Original:  The Animal Manifesto: Six Reasons for Expanding Our Compassion Footprint (2009)
Cotação: 



A Minha Opinião:
Este livro põe-nos definitivamente a pensar sobre o que andamos a fazer…e o que andamos a permitir que se faça.

Evidenciando a ignorância humana relativamente à inteligência animal, Bekoff escreveu um livro para o leitor comum - de todas as idades e de ambos os sexos - porque todos vivemos neste mundo e todos, de uma forma ou de outra, convivemos com animais.

Através de notícias espantosas e estudos que provam que os animais pensam e sentem realmente, Bekoff incita-nos a aprender mais sobre eles, a conhecer os seus direitos e, mais importante ainda, conceder-lhos, respeitando todos os animais.

Tenho este livro como algo introdutório que nos levará a procurar outras leituras do género, que nos espicaça a curiosidade…e a consciência. É por isso que penso que Bekoff assume uma atitude tão otimista e sensata porque reconhece que, neste sentido, avançamos muito lentamente, a passos muito pequeninos. Que será necessário primeiro mudar mentalidades, depois executar pequenas mudanças, e partir daí para outras. Dou cinco estrelas a este livro, não pela forma como está escrito nem porque tenha um conteúdo magnífico, mas porque é um livro que todos devíamos ler.





Também do autor: A Vida Emocional dos Animais


Os animais têm um leque de emoções bem maior do que aquele de que já nos apercebemos. Ignorá-lo é não só perigoso para eles como para nós.
Baseado nas investigações do cientista Marc Bekoff sobre etologia e comunicação social numa grande variedade de espécies, este importante livro demonstra que os animais têm vidas emocionais ricas.
Bekoff combina habilmente histórias extraordinárias de alegria, empatia, sofrimento, vergonha, ira e amor de animais com uma metodologia científica cuidada, confirmando a existência de emoções nos animais que o senso comum e a experiência há muito nos indicavam.
A Vida Emocional dos Animais acrescenta uma voz forte ao coro crescente daqueles que estão a tentar mudar as nossas atitudes em relação aos animais (não humanos) com quem partilhamos este planeta.
Este livro será um grande instrumento para aqueles que lutam para melhorar a vida dos animais em ambientes onde, tantas vezes, há uma falta de compreensão quase total.
Esperamos que convença muitas pessoas a reconsiderar a forma como tratam os animais no futuro.

Apenas 4,90€!


Nenhum comentário:

Postar um comentário