Destaques

3 Genoma (Matt Ridley)

Autobiografia de uma espécie em 23 capítulos.

«Matt Ridley propõe-se traçar a autobiografia humana, descrevendo o seu genoma, o conjunto completo de genes alojados em 23 pares de cromossomas que constituem a nossa espécie. E fá-lo de forma brilhante, quer contando a história de genes recém-descobertos, quer explicando como podem condenar-nos a doenças ou ajudar-nos a combatê-las, quer debatendo os horrores da eugenia. Um livro actualíssimo.»

Autor: Matt Ridley

Editora: Gradiva Publicações - 2001
N.º de Páginas: 356
Título Original: Genome



Sobre o Autor:
Matthew White Ridley (1958) é um escritor de ciência Inglês, empresário e aristocrata. Doutorou-se em zoologia antes de iniciar uma carreira no jornalismo.
Os seus livros já foram traduzidos para 30 idiomas e ganharam diversos prémios literários, vendendo mais de 900.000 cópias em todo o mundo.
Formado pela Universidade de Oxford, foi fundador e presidente do Centro Internacional Pela Vida, presidente não executivo do Northern Rock plc e do Northern 2 VCT plc. Atualmente escreve uma coluna para o Wall Street Journal e para muitas outras publicações. É membro da  Royal Society of Literature and of the Academy of Medical Sciences e membro honorário da American Academy of Arts and Sciences.
Casado com a neurocientista Anya Hurlbert, de quem tem dois filhos, Ridley vive em Blagdon, na Inglaterra.




A Minha Opinião: 
Comprei este livro porque precisava de bases para um trabalho académico sobre o cromossoma 5 e, embora haja muita informação sobre a genética em geral, é complicado encontrar matéria especificamente sobre um único cromossoma e, mais difícil ainda, encontrá.la em quantidade suficiente para encher um trabalho inteiro. E escusado será dizer que, comparado com os meus gigantescos livros de genética e biologia molecular, este livro era tão pequenino que quase se tornava adorável perante os outros - é claro que não lhe consegui resistir. 

É certo que para a construção do trabalho em questão tive que recorrer a outros livros porque este não aborda o tema com a profundidade que eu esperava. Mas para desanuviar desse mesmo trabalho pude contar com este Genoma de Matt Ridley.

Como introdução ligeira à genética, este é um livro muito útil e agradável de ler: sem pormenores excessivamente técnicos nem explicações complexas ou extensas. Neste aspecto, Matt Ridley esteve muito bem, já que a sua capacidade de síntese e de selecção do conteúdo que iria interessar realmente aos leitores é bastante aguçada. 

Contudo, possuir já o conhecimento sobre os temas apresentados, não só na perspectiva da genética, mas também  da biologia celular, biologia molecular, microbiologia, química, bioquímica, fisiologia, patologia, epidemiologia, saúde pública, etc., impediu-me de apreciar o livro como de certeza o teria feito se o tema fosse uma incógnita para mim. Não o sendo,  o livro pareceu-me demasiado básico. 

Reconheço, no entanto, que para principiantes na genética, este possa ler um livro muito interessante, educativo e estimulante!



3 comentários:

  1. gostaria de saber o titulo de cada um dos 23 capítulos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adicionei foto do índice no final do post ;)

      Excluir
  2. se tivesse para ler de graça seria bom

    ResponderExcluir