Destaques

0 Washington Post Top 10 de 2013

O jornal Washington Post publicou a sua lista dos 10 melhores livros de 2013, apresentando 5 títulos para a categoria Ficção e outros 5 para o género não ficcional. Esta lista pode ser consultada aqui.


Ficção

A CONSTELLATION OF VITAL PHENOMENA
Dois médicos arriscam tudo para salvar a vida de uma criança nesta majestosa narrativa sobre amor, perda e inesperados laços. Havaa, de oito anos de idade, esconde-se na floresta enquanto vê o seu pai ser levado pelos agentes federais e a sua casa ser queimada. 
O vizinho, Akhmed, descobre-a sentada na neve. Akhmed sabe que envolver-se pode vir a  custar-lhe a vida e que não há realmente um lugar seguro para esconder uma criança numa cidade onde informadores farão de tudo por um pedaço de pão. Mas, por motivos pessoais, ele atravessa a floresta até ao único local onde pensa que Havaa poderá ficar segura: um hospital abandonado onde a única médica, Sonja Rabina, trata dos feridos. Apesar dos protestos de Sonja de que o seu hospital não é um orfanato, Akhmed convence-a a manter Havaa por um tempo e no espaço de 5 dias o mundo de Sonja irá mudar completamente e o intrincado padrão de ligações que une o passado destes três improváveis companheiros decidirá os seus destinos. 

Autor: Anthony Marra (Maio, 2013)
Género: Ficção

THE GOOD LORD BIRD
Henry Shackleford é um jovem escravo a viver no Kansas em 1857, quando a região se torna num autêntico campo de batalha entre as forças contra e a favor da escravidão. Quando John Brown, o legendário abolicionista, chega ao território, a discussão entre o mestre de Henry e John Brown torna-se violenta. Henry é forçado a abandonar a cidade com Brown, que acredita que ele é uma rapariga. 
Durante os meses que se seguem, Henry esconde a sua verdadeira identidade enquanto luta para permanecer vivo, acabando por se ver no meio da histórica incursão em Harpers Ferry, em 1859 - um dos grandes catalisadores da Guerra Civil.

Autor: James McBride (Agosto, 2013)
Género: Ficção

HOW THE LIGHTS GET IN
Este é o 9º livro da série Chief Inspector Armand Gamache. A maior parte dos agentes do inspector Armand Gamache abandonou o Departamento de Homicídios. Quando Armand recebe uma messagem sobre um misterioso caso, sente-se compelido a investigar - uma mulher, outrora uma das pessoas mais famosas do mundo, desapareceu. À medida que ele começa a avançar na investigação, é arrastado para uma teia de assassínio, mentiras e corrupção inimaginável no coração da cidade.

Autor: Louise Penny (Agosto, 2013)
Género: Ficção

THE SON
Phillip Meyer é autor de Ferrugem Americana, editado em Portugal. 
The Son é uma saga que atravessa várias gerações de poder, sangue e terra, seguindo a ascensão de uma família do Texas desde as invasões Comanche em 1800 passando pelas incursões fronteiriças no início dos anos 90 até ao boom do petróleo do século XX.
Na primavera de  1849 o primeiro menino nascido na recém-criada República do Texas, Eli McCullough, completa 13 anos quando um bando de saqueadores comanche invadem a propriedade e assassinam brutalmente a sua mãe e irmã, levando-o cativo. 
Corajoso e inteligente, Eli adapta-se rapidamente à vida comanche, aprendendo os seus modos e linguagem, respondendo por um novo nome, esculpindo um lugar como filho adoptivo do chefe e guerreando contra os seus inimigos, incluindo o homem branco, complicando o seu sentido de lealdade e compreensão sobre quem ele é realmente. Mas quando a doença, a fome e o esmagador número de americanos armados dizima a tribo, Eli acaba por ficar sozinho. 
Sem ser branco ou índio, civilizado ou selvagem, ele deve encontrar um lugar no mundo ao qual não pertence realmente - uma jornada de aventura, tragédia, sofrimento, coragem e sorte que reverbera na vida dos seus descendentes. 

Autor: Phillip Meyer (Maio, 2013)
Género: Ficção

THE WOMAN UPSTAIRS
Nora Eldridge, uma professora de 37 anos, está à beira de desaparecer. Tendo abandonado o seu desejo de ser artista, acabou por se tornar na "mulher do andar de cima", uma amiga de confiança e uma vizinha arrumada, sempre à margem das conquistas dos outros. Então, entra na sua sala de aula um novo aluno, Reza Shahid, uma criança que encanta como se viesse de um conto de fadas. Ele e os seus pais - o arrojado Skandar, de ascendência muçulmana, professor de História Ética, e Sirena, uma glamourosa artista italiana - vieram para a América para Skandar leccionar em Harvard.
Uma tarde, Reza é atacado por bullies do colégio que o agridem fisicamente e chamam de "terrorista". Assim, Nora é rapidamente atraída para o complexo mundo da família Sahid. Depressa, ela acaba por se ver apaixonada por todos eles, separadamente e em conjunto, e a sua felicidade expande...até que a ambição de Sirena leva a uma enorme traição. 

Autor: Claire Messud (Abril, 2013)
Género: Ficção
Não-Ficção
Em Book of Ages: The Life and Opinions of Jane Franklin Jill Lepore narra a luminosa história de vida da irmã de Benjamin Franklin. 
Drink: The Intimate Relationship Between Women and Alcohol, de Ann Dowsett Johnston, combina pesquisa e história pessoal de recuperação, oferecendo uma inovadora análise sobre a chocante, embora ainda pouco reconhecida, epidemia da actualidade - a ascensão vertiginosa do consumo de álcool entre mulheres e jovens raparigas. 
Com base em mais de duas centenas de entrevistas a cientologistas - tanto famosos como menos conhecidos - e recorrendo a arquivos de vários anos, em Going Clear: Scientology, Hollywood, and the Prison of Belief Lawrence Wright recorre às suas extraordinárias capacidades de investigação para desvendar o funcionamento interno da igreja de cientologia: as suas origens na imaginação do escritor de ficção científica L. Ron Hubbard, a sua secreta e vasta campanha para se infiltrar no governo americano e os seus esforços dramáticos para crescer e prevalecer após o falecimento de Hubbard. 
The Guns at Last Light: The War in Western Europe, 1944-1945 é o terceiro volume da trilogia World War II Liberation, de Rick Atkinson. Neste último livro, o autor reconstitui o período desde o dia-D até ao Dia da Vitória na Europa (V-E Day), transmitindo a imensidão da guerra bem como o absurdo, o heroísmo, a iniquidade e a pomposidade dos generais e políticos.
Em Thank You For Your Service David Finkel escrvee com grande compaixão não só sobre os soldados mas também sobre as suas esposas e filhos. Onde pertencem os soldados quando regressam a casa? Será razoável ou até mesmo possível esperar que eles regressem às suas comunidades como se nada tivesse acontecido? Finkel procura responder a estas questões quando revisita os homens do batalhão de infantaria  americano 2-16, que serviram em Bagdade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário