0 Washington Post Top 10 de 2013
Etiquetas:
Notícias
O jornal Washington Post publicou a sua lista dos 10 melhores livros de 2013, apresentando 5 títulos para a categoria Ficção e outros 5 para o género não ficcional. Esta lista pode ser consultada aqui.
Ficção
A CONSTELLATION OF VITAL PHENOMENA

O vizinho, Akhmed, descobre-a sentada na neve. Akhmed sabe que envolver-se pode vir a custar-lhe a vida e que não há realmente um lugar seguro para esconder uma criança numa cidade onde informadores farão de tudo por um pedaço de pão. Mas, por motivos pessoais, ele atravessa a floresta até ao único local onde pensa que Havaa poderá ficar segura: um hospital abandonado onde a única médica, Sonja Rabina, trata dos feridos. Apesar dos protestos de Sonja de que o seu hospital não é um orfanato, Akhmed convence-a a manter Havaa por um tempo e no espaço de 5 dias o mundo de Sonja irá mudar completamente e o intrincado padrão de ligações que une o passado destes três improváveis companheiros decidirá os seus destinos.
Autor: Anthony Marra (Maio, 2013)
Género: Ficção
THE GOOD LORD BIRD
*vencedor National Book Award 2013*

Durante os meses que se seguem, Henry esconde a sua verdadeira identidade enquanto luta para permanecer vivo, acabando por se ver no meio da histórica incursão em Harpers Ferry, em 1859 - um dos grandes catalisadores da Guerra Civil.
Autor: James McBride (Agosto, 2013)
Género: Ficção
HOW THE LIGHTS GET IN

THE SON
Na primavera de 1849 o primeiro menino nascido na recém-criada República do Texas, Eli McCullough, completa 13 anos quando um bando de saqueadores comanche invadem a propriedade e assassinam brutalmente a sua mãe e irmã, levando-o cativo.
Corajoso e inteligente, Eli adapta-se rapidamente à vida comanche, aprendendo os seus modos e linguagem, respondendo por um novo nome, esculpindo um lugar como filho adoptivo do chefe e guerreando contra os seus inimigos, incluindo o homem branco, complicando o seu sentido de lealdade e compreensão sobre quem ele é realmente. Mas quando a doença, a fome e o esmagador número de americanos armados dizima a tribo, Eli acaba por ficar sozinho.
Sem ser branco ou índio, civilizado ou selvagem, ele deve encontrar um lugar no mundo ao qual não pertence realmente - uma jornada de aventura, tragédia, sofrimento, coragem e sorte que reverbera na vida dos seus descendentes.
THE WOMAN UPSTAIRS
Uma tarde, Reza é atacado por bullies do colégio que o agridem fisicamente e chamam de "terrorista". Assim, Nora é rapidamente atraída para o complexo mundo da família Sahid. Depressa, ela acaba por se ver apaixonada por todos eles, separadamente e em conjunto, e a sua felicidade expande...até que a ambição de Sirena leva a uma enorme traição.
Não-Ficção
Em Book of Ages: The Life and Opinions of Jane Franklin Jill Lepore narra a luminosa história de vida da irmã de Benjamin Franklin.
Drink: The Intimate Relationship Between Women and Alcohol, de Ann Dowsett Johnston, combina pesquisa e história pessoal de recuperação, oferecendo uma inovadora análise sobre a chocante, embora ainda pouco reconhecida, epidemia da actualidade - a ascensão vertiginosa do consumo de álcool entre mulheres e jovens raparigas.
Com base em mais de duas centenas de entrevistas a cientologistas - tanto famosos como menos conhecidos - e recorrendo a arquivos de vários anos, em Going Clear: Scientology, Hollywood, and the Prison of Belief Lawrence Wright recorre às suas extraordinárias capacidades de investigação para desvendar o funcionamento interno da igreja de cientologia: as suas origens na imaginação do escritor de ficção científica L. Ron Hubbard, a sua secreta e vasta campanha para se infiltrar no governo americano e os seus esforços dramáticos para crescer e prevalecer após o falecimento de Hubbard.
The Guns at Last Light: The War in Western Europe, 1944-1945 é o terceiro volume da trilogia World War II Liberation, de Rick Atkinson. Neste último livro, o autor reconstitui o período desde o dia-D até ao Dia da Vitória na Europa (V-E Day), transmitindo a imensidão da guerra bem como o absurdo, o heroísmo, a iniquidade e a pomposidade dos generais e políticos.
Em Thank You For Your Service David Finkel escrvee com grande compaixão não só sobre os soldados mas também sobre as suas esposas e filhos. Onde pertencem os soldados quando regressam a casa? Será razoável ou até mesmo possível esperar que eles regressem às suas comunidades como se nada tivesse acontecido? Finkel procura responder a estas questões quando revisita os homens do batalhão de infantaria americano 2-16, que serviram em Bagdade.
Fonte: Washington Post
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário