Destaques

0 Gatos e Mais Gatos | Opinião

Wook.pt - Gatos e Mais GatosHistórias de gatos domésticos. Histórias de gatos selvagens. Desde que nascem, começam a andar, a utilizar o caixote da areia, a esconder-se, a brincar, enrolados ou lânguidos, a preguiçar ao sol. Mimados. Assustados. Uns respondem pelo nome, Rufus, o Bispo Butckin, outros referem-se pelas cores, a gata cinzenta, o gato preto. As inquietações das idas ao veterinário. A partilha das nossas vidas. Afinal, eles ficam às vezes horas a "vigiar-nos": "Fazer a cama, varrer o chão, fazer ou desfazer uma mala, coser, tricotar - qualquer coisa, observam e vigiam. Mas o que vêem?"

Autor: Doris Lessing
Editor: Cotovia (2005)
Original: Particularly Cats (1967) 

opinião
★★★☆☆
Comprei este livro com a ideia de que o seu alvo seriam pessoas que gostam particularmente de gatos e, no entanto, eu - que adoro gatos (e nem me atreveria a dizer o contrário tendo neste preciso momento dois magníficos representantes da espécie aqui sentados em cima da secretária a olhar para mim…) - não senti, em tempo algum, que este livro era «para mim». Acrescento até que houve partes do livro que detestei ler, como sempre acontece quando me deparo com relatos de crueldade contra animais.


Não senti que Gatos e Mais Gatos fizesse justiça a estas criaturas maravilhosas! Gostei da minúcia com que a escritora descreve a personalidade dos gatos que conheceu ao longo dos anos, divertindo-nos com a antropomorfização dos mesmos. A favor de Lessing está também a honestidade com que escreve e a qualidade da sua prosa, mas se quero ser igualmente honesta só posso dizer que fiquei ligeiramente desiludida com o livro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário