Destaques

22 Sobre mim

Decidi adicionar ao blogue este espacinho sobre mim…não que seja realmente interessante…e com certeza que não é importante…mas apenas na vã tentativa de talvez conseguir justificar algumas das minhas opiniões e para me aproximar mais das pessoas que dedicam um bocadinho do seu tempo a visitar o meu bloguezinho. 

Já agora, obrigada. 

Pois então, sou uma miúda simples…e, por favor, permitam-me usar a palavra «miúda»! Quem me conhece pessoalmente sabe que, ALEGADAMENTE, tenho 21 anos…sou capaz de fazer 22 este ano, ainda não decidi. 

Sou formada na área da saúde, com antigo bacharelato, licenciatura, pós-graduação, mestrado…enfim! Tudo a que tenho direito! 

Tenho uma maninha querida, a quem odeio emprestar livros. Três gatinhos lindos residentes e uns quantos que me visitam ocasionalmente. E, como se torna óbvio pelas fotografias, tenho problemas recorrentes com a minha franja! 

Tenho também duas grandes paixões na minha vida: gatos…e, claro, penso que já se tornou óbvio, livros! E é nesse aspeto que me vou debruçar. 

…Adoro livrarias com bancos, onde me possa sentar a olhar para os livros. Passar a mão pela capa…pelas páginas. Sentir a sua textura rugosa, ou suave. Ver as letras deslizar perante os meus olhos, formando histórias e sorrisos nos meus lábios, sobressaltos no meu coração, tremores em todo o meu sistema nervoso. 

Vivo livros. E não tenho problema nenhum em admiti-lo! 

Sou o tipo de pessoa que se levanta mais cedo para ter tempo para ler um bocadinho de manhã. O tipo de pessoa que vai para a cama mais cedo para ter tempo para ler antes de adormecer. O estranho tipo de pessoa que fica contente quando recebe a notícia de que o dentista está «um bocadinho» atrasado: porque nunca é «um bocadinho» e porque assim tenho mais um tempinho no meu dia para encaixar a leitura…o tipo de «miúda» que fica contente por ver o cabeleireiro cheio: significa mais um bocadinho para as letras! 




E sempre fui assim. Lembro-me de ser pequena (bem, na verdade nunca cresci muito, mas adiante!) e pensar para mim que «só queria era saber ler»! Os métodos da minha irmã (mais velha 5 anos), uma ditadora de régua na mão (!), não me ajudaram muito…mas o tempo da escola chegou e eu pude finalmente ler as minhas enciclopédias sobre insetos, das quais apenas conseguira apreciar as imagens até então, e os meus livros de historinhas e contos. 

A minha primeira compra totalmente independente foi «O Principezinho», numa excursão da escola, com os tostões que eu tinha amealhado religiosamente. Enquanto as minhas amigas compravam recordações do local da excursão, ou gastavam o dinheiro em gomas e chocolates, eu saí sorrateiramente de cena e fui comprar aquilo que sempre mais me atraiu: um livro! 

Gosto de ler. Ao calor. Ao frio. Ao sol. À chuva. Debaixo das estrelas. Sempre e em qualquer lado. Com uma bebida fresca ou com um cappuccino quente. Sozinha ou com um gato gordo ao colo. No sofá com uma manta ou em pé num transporte público. 

E para os que acham que ler é uma atividade passiva, talvez monótona, não podiam estar mais enganados! …Já fui criança, adulta, idosa. Homem e Mulher. Animal. Já vivi em vários mundos, fui ao espaço e voltei. Vivi felicidades e dificuldades. Fui elogiada, injustiçada, ultrajada. Passei por todos os períodos da História. Assisti e cometi atrocidades vergonhosas. Executei os mais carinhosos atos de solidariedade e altruísmo. Odiei com fervor. Amei em tragédia. Atravessei metrópoles, florestas, desertos…Enfim, li!

'(...) através dos vossos livros, bebia aromático vinho, entoava cânticos, perseguia, nas florestas, veados e javalis, amava mulheres... E beldades vaporosas como nuvens, criadas pela magia do génio dos vossos poetas, visitavam-me de noite e murmuravam-me contos maravilhosos que me embriagavam os sentidos. nos vossos livros eu escalava os cumes do Elbruz e do Monte Branco, de onde se avistava, de manhã, o Sol a nascer e, à tarde, a inundar o céu, o oceano e as cristas das montanhas com o seu ouro carmesim. Via dali, por cima de mim, brilharem os relâmpagos, rasgando as nuvens; contemplava florestas verdes, campos, rios, lagos, cidades; ouvia o cântico das sereias e o toque das flautas pastoris; e sentia as asas de belos demónios que voavam na minha direcção para me falarem de Deus...Graças aos vossos livros despenhava-me em abismos sem fundo, obrava milagres, incendiava cidades, pregava novas religiões, conquistava reinos inteiros...'
- A APOSTA, ANTON TCHEKOV



22 comentários:

  1. Realmente amei o finalzinho!
    Sempre que leio parece que estou em outro mundo. Uma outra dimensão. Uma coisa só minha.
    Amei o blog.
    Queria algumas sugestões se possível. Cite alguns livros que você leu e nunca vai esquecer? No momento tô sem ideias. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada :D
      Para mim, «O Monte dos Vendavais» é absolutamente inesquecível. Mais recentes: A série «Os Bridgertons» é espectacular!

      Excluir
  2. O teu blog é muito bom :D vou passar a segui-lo
    adorei a parte do final e mostrei as minha colegas, sinto o mesmo que tu em relaçao a leitura..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada pelo comentário e pelos elogios!
      Muito bem-vinda. Tenho sempre muito gosto em conhecer pessoas que partilham esta mesma paixão pela leitura! :)

      Excluir
  3. Olá!
    Adorei o Blog e me identifiquei muito com o que você falou aqui. (Também leio em transporte público, em pé! hahaha)
    Também sempre gostei muito de ler e nunca deixei de fazê-lo. Leio sempre que tenho tempo, ou até deixo de fazer alguma coisa só pra ler um pouco mais.

    Já estou seguindo e vou passar a vir aqui, sempre que puder!

    Se quiser conhecer o espacinho onde eu também falo de livros, será muito bem vinda! > http://pensamentos-em-in-stantes.blogspot.com.br/

    Beijos. ^^

    ResponderExcluir
  4. Olá ... Já tinha vindo ao teu blog umas vezes mas nunca tinha lido este pedacinho sobre ti...identifiquei-me contigo, bem como eu te compreendo. tenho mais 2 anos que tu, e Descobri os prazeres da leitura cedo, levo livros para todo o lado, e as pessoas que vão comigo as vezes precisam de segurar na minha mala e queixa-se que eu sou uma obcecada, e dizem que eu ainda fico corcunda por andar com um livro de 800 paginas na mala. Enfim, estou sempre perdida no meu mundozinho da imaginação e adoro isso. Adoro o cheiro dos livros e de vez em quando não resisto em snifa-los. Já ri muito, e já chorei também com algumas historias que me tocaram o coração, e é isso que adoro nos livros a maneira como alguns me tocam, me despertam emoções, a maneira como tudo se desenrola na minha imaginação a medida que vou lendo...enfim eu divirto-me.
    Portanto minha amiga não és a única a padecer este vicio... vou continuar a seguir o blog, gosto muito dele.

    ResponderExcluir
  5. Acabei de “cair” no teu blogue…
    Gostei muito, mas muito de ler o que escreveste sobre ti.
    Tal como tu, também adoro gatos. Tenho três a viver comigo e mais uns quantos por aí…
    Tal como tu, também tenho paixão por livros. Leio desde que aprendi o “a, e, i, o ,u”. Tenho sempre um livro a meu lado, onde quer que esteja, e que me salva de qualquer momento mais aborrecido.
    Pela minha experiência de vida, aviso-te de que esta paixão pelos livros é para toda a vida e com tendência a intensificar-se…
    Considero-me as pessoas que gostam de ler privilegiadas, porque são imunes a alguns tormentos que afectam o ser humano, tais como tédio e solidão.
    Ver-nos-emos por aqui…e por lá…
    Muitas felicidades
    Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem-vinda, Teresa!
      Sim…o síndrome tem-se vindo a agravar, mais…e mais! Acumula-se, junto com os livros que não consigo deixar de comprar.
      Concordo a 100% com o «privilegiadas» e acrescento a especial sensibilidade que tenho encontrado entre pessoas que gostam de ler e que apreciam a companhia dos animais. Felicidades Teresa. Muito obrigada pelo comentário. Gostei muito!

      Excluir
  6. Adorei o blog! Vim parar aqui por acaso hihi :) Tbm amo livros e as vezes as pessoas te olham torto por vc estar lendo, parece até q é crime não é? Elas não sabem o q estão perdendo!!! Com certeza acompanharei teu blogue, bjs.
    PS: fiquei curiosa, que dia criou o bloguito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bendito acaso ;) Muito bem-vinda! Uff…se parece, quando precisava de me deslocar em transportes públicos, mal tirava um livro da mala sentia-me uma ave rara… No Inverno comecei a tirar lã e agulhas…quando viram uma miúda de 20 anos a tricotar perceberam que eu era um caso perdido e deixaram-me em paz ;P
      Não sou de me isolar socialmente, mas encontro nos livros das mais prazerosas companhias…tenho pena de não conseguir sequer que algumas pessoas percebam esta minha paixão por livros…daí o blog, daí o Goodreads…aqui tenho encontrado as pessoas «certas» :D
      p.s. No dia 22 de Maio, de 2012 :D Tem pouco mais de um aninho.

      Excluir
  7. Gostei muito, eu antes nao era amiga de livros, agora os livros são a minha paixão e principalmente livros de romances

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pouca coisa chega à companhia de um bom livro no dia-a-dia! Fico feliz por se ter apaixonado ;))

      Excluir
  8. Olá!
    Engraçado que eu costumava visitar este blog entre outros para ver novidades e agora vejo o meu próprio livro aqui :)
    Bom trabalho em manteres-te actualizada continua assim ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :) Pois é, muitos parabéns pela publicação e desejos de ENORME sucesso! Fico à espera para divulgar aqui os próximos livros! ;)
      Muito obrigada!

      Excluir
  9. Olá. Encontrei este blog por acaso e tenho de dar-lhe os parabéns! Adoro o seu blog. Também gosto muito de ler, mas nem sempre tenho tempo para procurar pelas novidades da literatura. Acho que faz um bom trabalho nesse sentido.
    Vou passar a visitar o seu "espacinho" regularmente. :)
    Nádia.

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito do blog, alias, a partir do momento em que se fala sobre e só sobre livros, passo logo a gostar dele.
    Também gosto muito de gatos. A minha Flamy é a minha companheira de leitura.
    Foi a minha mãe que me pegou o vício de ler. Ela é capaz de ler um livro inteiro num dia.
    O meu vício só começou a despertar há mais ou menos um ano.
    Adoro mesmo ler apesar ainda ter 13 anos.
    Vou começar a vir aqui regularmente
    Um beijinho e muitos parabéns :-)
    Carolina

    ResponderExcluir
  11. Adoro este blog...adoro..adoro. Está nos meus favoritos e entro nele todos os dias várias vezes sempre a espera de novidades. Desejo muita força e motivação para continuar com este projecto que está fantástico...a mim so me cabe agradecer. Obrigada :) beijinhos by Sónia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh Sónia ;.) Muito obrigada!
      Hoje andava aqui até triste com uma coisa (daquelas porcarias que nem merecem a nossa atenção e que só a têm se teimarmos em dar-lha...) e agora, olhe, passou-me! ;) Muito obrigada! Beijinhos ***

      Excluir
    2. São daquelas coisas engraçadas que acontecem, pois já faz tanto tempo que visito este blog e hoje pela primeira vez resolvi que era um bom dia para enviar um sorriso da minha parte e agradecer. Que bom que sempre deu para colorir um pouco o teu dia. Beijinhos by sónia ;)

      Excluir
    3. Concordo em pleno com a Sónia!!!
      Cláudia

      Excluir
  12. Adorei, Adorei, Adorei !!!
    "Rezo" para que o blog ainda esteja de pé :)

    Amei por de mais...

    Descobri o Blog através de uma pesquisa da saga "A Casa da Noite" de P.C. Cast e Kristin Cast.
    Quando comecei a pesquisa nunca pensei que viria a encontrar esta tremenda paixão pela Leitura, revelada neste "pequeno" grande post.

    Encontra-se muito bem elaborado e trabalhado.
    Muitos parabéns pelo excelente trabalho, que assim continue (caso ainda esteja de pé) e que a cada dia venha a ver mais o desenrolar desta GRANDE Paixão com P "maísculo" :)

    Com os meus melhores Cumprimentos,

    Carla Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla,
      Muito obrigada! :D
      Está sim senhora e espero vê-la por cá muitas e muitas vezes para podermos partilhar este nosso gosto (mais que isso, aliás) pelos livros! :)
      Seja muito bem-vinda!! *

      Excluir