Sinopse:

Autor: David Dosa
Editora: Caderno (2010)
N.º Páginas: 270
Título Original: Making Rounds With Oscar (2009)
Cotação: 







[Site Oficial: http://daviddosa.com/pages/]
_______________________________________
A Minha Opinião:
Quem parte do princípio que Óscar conta a história de um gato não podia estar mais enganado...é muito mais do que isso!
Na verdade, o gato Óscar mantém-se sempre na periferia, como é característico dele, enquanto o Dr. David Dosa partilha as histórias dos seus pacientes, vítimas de demência e Alzheimer,relata as dificuldades da doença na perspectiva dos familiares destes pacientes, a forma como lidam com a doença e com a inevitabilidade da morte.
Ao relatar estas histórias de vida e morte, o Dr. David Dosa deixa patente a importância dos animais na nossa vida bem como a sua influência, a companhia que nos fazem e o amor incondicional que nos devotam.

A história é pequena, de leitura breve e rápida. Não se trata obviamente de uma grande obra literária mas o seu conteúdo é formidável e tocante. Também estaríamos a iludir-nos idioticamente se esperássemos uma capacidade de escrita formidável por parte de um médico.
Ao contrário do que pode parecer, este livro não é deprimente, tem partes bastante tristes, é verdade, e é um livro que fica na nossa mente muito tempo depois de o termos acabado. Mas é também reconfortante e encorajador, de certa forma - útil para familiares de pessoas que sofrem com estas doenças.
Óscar não é o único gato residente no lar, mas é o único que exibe este comportamento intrigante. E é quando as pessoas fogem, evitando um envolvimento mais profundo com o fim da vida, que Óscar se aproxima e se compromete silenciosamente a acompanhar a pessoa na viagem até ao fim.
Resumindo - um livro tocante e muito interessante. Contudo, quem o adquirir a pensar que vai ler uma história sobre um gato pode encontrar-se decepcionado no final.
Esperemos que este livro sirva de encorajamento para o recurso a animais como parte da terapia, combatendo a sensação de solidão e isolamento que pode afectar este tipo de pacientes.
Publicado em 20 países, parece que Dr. Dosa ajudou Óscar a levar a sua missão além da Steere House Nursing & Rebilitation Center em Providence (Rhode Island).
Magnífico!
"Um cão vem quando o chamamos, o gato fica com o recado e responde mais tarde."
Nenhum comentário:
Postar um comentário